Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Vereador da Cultura de Matosinhos assume vice-presidência

O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, no Porto, Fernando Rocha, é o novo vice-presidente da autarquia, após a saída de Eduardo Pinheiro para o cargo de secretário de Estado da Mobilidade.

Vereador da Cultura de Matosinhos assume vice-presidência
Notícias ao Minuto

22:01 - 29/10/19 por Lusa

Política Matosinhos

O anúncio foi feito hoje pela presidente, Luísa Salgueiro (PS), durante a conferência de imprensa de apresentação do orçamento municipal para 2020.

O agora vice-presidente assume, além da Cultura, os pelouros do desenvolvimento económico, turismo, inovação e modernização administrativa, polícia municipal e fiscalização, fiscalização urbanística e gestão do património.

Já a autarca ficou com os pelouros que estavam atribuídos a Eduardo Pinheiro, nomeadamente com a coordenação de toda a atividade municipal, planeamento e gestão urbanística, desenvolvimento estratégico na área do planeamento e gestão urbanística, promoção da reabilitação urbana, gestão financeira, auditoria, segurança urbana e internacionalização, projetos especiais e gestão, construção e conservação de equipamentos municipais.

Como a saída do ex-vice-presidente, que ocupava o cargo desde 2017, entra no executivo o vereador Valentim Campos, que terá a seu cargo os recursos humanos e as contraordenações.

A restante composição do executivo municipal mantém-se igual.

Licenciado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, Eduardo Pinheiro, de 40 anos, é o novo secretário de Estado da Mobilidade.

Na sua última reunião de câmara, a 22 de outubro, o novo membro do Governo de António Costa assumiu que a mudança de funções lhe causa um "sentimento misto", entre o desafio que "não poderia recusar" e a saída do executivo municipal.

"Quero agradecer as palavras, aquelas que recebi aqui e as que fui recebendo ao longo dos dias. Para mim é, claramente, um sentimento misto. Por um lado, é um desafio que, nesta fase, não poderia recusar, mas, custa-me sair deste projeto [executivo municipal]", disse, na altura.

Na mesma ocasião, Luísa Salgueiro afirmou que é com "orgulho e tristeza" que vê sair o vice-presidente para funções governamentais, destacando a forma "extraordinária" como conduziu a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).

Para Matosinhos e para o executivo municipal, em particular, é um "grande motivo de orgulho e satisfação" ver "um dos seus", "um dos que mais se empenhou" rumar a Lisboa para integrar o Governo, vincou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório