Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

O assessor que deu nas vistas num dia "histórico" para o Parlamento

Joacine Katar Moreira entrou esta sexta-feira no Parlamento acompanhada de Rafael Esteves Martins, o assessor parlamentar que deu nas vistas por... vestir uma saia.

O assessor que deu nas vistas num dia "histórico" para o Parlamento
Notícias ao Minuto

21:48 - 25/10/19 por Notícias Ao Minuto

Política Parlamento

Esta sexta-feira começou cedo para os 230 deputados que tomaram posse no Parlamento. Para uns, foi o regresso a uma 'Casa' que já conhecem, para outros foi uma estreia. Foi o caso de Joacine Katar Moreira, eleita pelo Livre, que sublinhou o início de uma "nova era". 

Logo de manhã, o Livre partilhava nas redes sociais o momento simbólico da entrada da deputada eleita no passado dia 6, acompanhada do assessor Rafael Martins. 

"Hoje é um dia histórico", sublinhou o partido, acrescentando que começa agora "uma nova etapa" com a tomada de posse da primeira deputada do Livre na Assembleia da República, Joacine Katar Moreira.

"Nos próximos quatro anos, tudo faremos para que a nossa visão de justiça social e justiça ambiental seja concretizada para todos os portugueses", assegurou. 

Rafael Martins assinalou esta sexta-feira no Facebook que jamais esquecerá o dia em que entrou na Assembleia da República com a primeira mulher negra a encabeçar uma lista de um partido que ajudou a fundar. 

"A minha agência política sempre foi um dos traços fortes da minha personalidade, mas não estava preparado para um dia tão grande assim. Não me lembro da última vez que chorei copiosamente como o fiz na noite em que a imensa Joacine Katar Moreira foi eleita e ainda não acredito que isto tudo está a acontecer. Mas há uma coisa que eu tenho certa: viemos para ficar", escreveu

Perante a polémica que a sua opção de vestuário gerou nas redes sociais, em declarações ao Diário de Notícias, o assessor disse: "As escolhas sobre o que visto são minhas e eu não respondo pelas minhas escolhas que estão dentro da lei". "Sou assessor de uma deputada [Joacine Katar Moreira] e é sobre isso que tenho que falar", completou. 

De acordo com a página do partido, Rafael tem 31 anos,  é investigador bolseiro, foi militante da JCP [Juventude Comunista Portuguesa],  foi dirigente associativo da Escola Secundária Padre Alberto Neto e ainda presidente de três comissões eleitorais da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Além disso, foi corredator pelo Manifesto por um Futuro Europeu, sócio fundador da Estufa – Plataforma Cultural (Torres Vedras) e  membro do Grupo de Contacto do Livre. 

A Assembleia da República iniciou esta sexta-feira os trabalhos num Parlamento com maioria de esquerda e recorde de dez partidos, com a entrada do Chega (Ch), da extrema-direita (1,29%), a Iniciativa Liberal (IL) (1,29%), Livre (L), de esquerda (1,09%). 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório