Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

CDS já planeia apresentar primeiro pedido de explicações ao MAI

O Parlamento só entra em funções na sexta-feira e o CDS já anunciou que vai pedir esclarecimentos ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, sobre alegados casos de corrupção no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

CDS já planeia apresentar primeiro pedido de explicações ao MAI
Notícias ao Minuto

18:57 - 23/10/19 por Lusa

Política CDS

Em declarações à agência Lusa, o deputado do CDS Telmo Correia justificou o pedido de explicações com a notícia de hoje, no DN, de que uma inspetora do SEF, detida pela PJ no processo "Rota do Cabo", já tinha sido identificada em 2017 num inquérito interno que foi arquivado.

Separando o processo judicial, após a detenção de uma inspetora na semana passada, o deputado centrista considerou que, no plano político, Eduardo Cabrita, que continuará a ser ministro da Administração Interna, deve explicações ao parlamento.

"As denuncias eram muito antigas dentro do próprio SEF, houve inquéritos que foram arquivados. É preciso saber o que o Governo soube ou não soube porque fica a ideia de que o Governo pode ter sabido mais do que deu conhecimento", afirmou Telmo Correia.

Nas reuniões a que foi chamado à Assembleia da República, durante este mandato, o ministro Eduardo Cabrita não deu as explicações que considerou devidas, acrescentou o deputado do CDS.

Sabendo-se que o atual executivo e o parlamento estão em final de mandato, Telmo Correia afirmou que este pedido de esclarecimento ao Governo seguirá, primeiro, por escrito, e depois, se "o esclarecimento não for suficiente", avançará com um pedido de audição já na nova Assembleia da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório