Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"PSD está doente. Quem fará oposição ao segundo Governo de Costa?"

Joaquim Jorge comenta a situação que se vive no principal partido da oposição.

"PSD está doente. Quem fará oposição ao segundo Governo de Costa?"

O fundador do Matosinhos Independente comenta, num artigo de opinião enviado ao Notícias ao Minuto, a situação que se vive no seio do PSD. Para o biólogo, "o PS pode continuar a governar à sua vontade sem sobressalto, pelo menos, durante este ano e o próximo", uma vez que, titula, o "PSD está doente"

O também fundador do extinto Clube dos Pensadores considera que o "PSD está em clarificação interna" para já com três candidatos à liderança: Luís Montenegro, Miguel Pinto Luz e Rui Rio.

"Rui Rio vai à luta, mas se não vencer na primeira volta das eleições primárias, terá muita dificuldade em vencer à segunda", prevê, acrescentando que "Montenegro e Pinto Luz são candidaturas independentes e diferentes, mas um e outro estão mais próximos do que de Rui Rio. Naturalmente o que passar à 2ª. volta terá os votos do que ficou pelo caminho". 

Para Joaquim Jorge, até ao início do próximo ano o PSD "vai olhar para o seu quintal" e terá "menos tempo para olhar para o quintal do Governo". O que, para o comentador, traz uma questão fundamental: "Estamos com um problema de vital importância, quem fará oposição ao segundo governo de António Costa?"

O fundador do Matosinhos Independente continua, afirmando que "é do interesse nacional e da nossa democracia haver um PSD pujante, coeso e que encabece uma alternativa de poder" mas que, atualmente, "parece que se vai esventrar"

"O PSD só voltará a ser poder, se deixar de andar como gatos engalfinhados e se aproximar do CDS para uma coligação eleitoral. Portugal sociologicamente é de esquerda, o primeiro a ver isso foi Sá Carneiro", remata. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório