Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Reunião da conferência de líderes do Parlamento hoje ao final da tarde

A reunião da conferência de líderes da Assembleia da República, destinada a marcar a data de receção e instalação dos deputados e a primeira reunião plenária, vai realizar-se esta terça-feira, pelas 19h00, disseram à agência Lusa fontes parlamentares.

Reunião da conferência de líderes do Parlamento hoje ao final da tarde
Notícias ao Minuto

06:37 - 22/10/19 por Lusa

Política Eleições

O presidente do Parlamento, Ferro Rodrigues, anunciou sexta-feira que a reunião de conferência de líderes prevista para as 15h00 daquele dia tinha ficado em suspenso em virtude do recurso do PSD para o Tribunal Constitucional visando a revisão da contabilização de votos nulos e da abstenção dos eleitores dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

Segundo a nova convocatória do presidente da Assembleia da República, o ponto único da conferência de líderes é a "marcação da primeira sessão plenária da XIV Legislatura".

A primeira reunião da Assembleia da República, já com a nova configuração resultante das eleições, só poderá ocorrer depois da publicação dos resultados eleitorais em Diário da República, que está agora pendente da decisão do Tribunal Constitucional sobre o recurso do PSD.

Só depois da instalação do Parlamento poderá o novo Governo tomar posse.

A lei eleitoral para a Assembleia da República prevê que após receber um recurso no âmbito do contencioso eleitoral, o presidente do Tribunal Constitucional "manda notificar imediatamente os mandatários das listas concorrentes no círculo em causa para que estes, os candidatos e os partidos políticos respondam, querendo, no prazo de vinte e quatro horas".

Depois, "nas 48 horas subsequentes", o Tribunal Constitucional, em plenário, decide definitivamente do recurso, comunicando imediatamente a decisão à Comissão Nacional de Eleições.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório