Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Agricultura e Desenvolvimento Rural numa única secretaria

A nova ministra da Agricultura vai contar com Nuno Tiago Russo como secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, uma equipa reduzida com a transição da tutela das florestas para o Ministério do Ambiente.

Agricultura e Desenvolvimento Rural numa única secretaria
Notícias ao Minuto

13:59 - 21/10/19 por Lusa

Política Governo

Segundo a lista dos secretários de Estado, entregue hoje, pelo primeiro-ministro indigitado, António Costa, ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Nuno Tiago dos Santos Russo é o único secretário de Estado do Ministério da Agricultura.

Na anterior legislatura, o ministério contava com Luís Medeiros Vieira como secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, que chegou a substituir Capoulas Santos, quando este foi submetido a uma cirurgia preventiva do foro vascular.

Capoulas Santos contou ainda com Miguel João de Freitas como secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.

O desenvolvimento rural junta-se agora à agricultura numa secretaria de Estado única, enquanto as florestas passam para a alçada do Ministério do Ambiente, mais precisamente para João Paulo Marçal Lopes Catarino, o novo secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território.

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, e Nuno Tiago Russo ficarão responsáveis, entre outros pontos, por representar Portugal nas negociações da Política Agrícola Comum (PAC) pós 2020.

O novo secretário de Estado da Agricultura, natural de Santarém, exerceu funções, desde 2017, como técnico superior no Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), cargo que já tinha ocupado entre 2001 e 2009.

Antes disso, Nuno Tiago Russo, de 43 anos, foi coordenador da bolsa nacional de terras, no Ministério da Agricultura e do Mar.

Entre 2010 e 2013, foi diretor regional da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e, entre 2009 e 2010, integrou também a equipa do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

Nuno Tiago dos Santos Russo possui um MBA em administração Pública, pelo Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, um curso avançado de gestão pública, pelo Instituto Nacional de Administração, bem como um mestrado e uma licenciatura na área da zootécnica, pela Universidade de Évora.

António Costa apresentou hoje a Marcelo Rebelo de Sousa uma equipa de 50 secretários de Estado para o XXII Governo Constitucional, entre eles 18 mulheres.

No total, incluindo o primeiro-ministro, o XXII Governo Constitucional terá 70 elementos, somando ministros e secretários de Estado, dos quais 26 mulheres e 44 homens. O peso das mulheres no conjunto do novo Governo será de 37,1%.

O executivo cessante de António Costa, o XXI Governo Constitucional, tem 17 ministros (passa agora para 19), 43 secretários de Estado, 17 dos quais mulheres. No total, entre primeiro-ministro, ministros e secretários de Estado, a atual equipa cessante tem 61 governantes.

Na sua primeira composição, que tomou posse em 26 de novembro, o executivo tinha 17 ministros e 41 secretários de Estado, num total de 59 governantes (contando com o chefe do Governo).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório