Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

José Apolinário mantém-se como secretário de Estado das Pescas

José Apolinário mantém-se à frente da secretaria de Estado das Pescas no Ministério do Mar, que passa a ser liderado por Ricardo Serrão Santos, segundo a lista de 50 secretários de estado para o XXII Governo Constitucional.

José Apolinário mantém-se como secretário de Estado das Pescas
Notícias ao Minuto

13:08 - 21/10/19 por Lusa

Política Governo

De acordo com a lista apresentada hoje ao Presidente da República pelo primeiro-ministro indigitado, José Apolinário, que saiu da administração Docapesca em 2015 para ser secretário de Estado de Ana Paula Vitorino, vai continuar a assumir as negociações das quotas de pesca.

No dia 15 de outubro, o primeiro-ministro indigitado, António Costa, propôs ao Presidente da República a nomeação de Ricardo Serrão Santos para ministro do Mar.

O ex-eurodeputado socialista substitui Ana Paula Vitorino, que liderava a pasta do Mar desde a sua criação, em novembro de 2015.

Na sequência da notícia sobre a sua saída, a ministra cessante afirmou que a criação do Ministério do Mar refletiu a obrigatoriedade de uma governação do oceano "global e integrada", tendo em conta que este "é o principal regulador do clima global".

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, apresentou hoje ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, uma equipa de 50 secretários de Estado para o XXII Governo Constitucional, entre eles 18 mulheres.

No total, incluindo o primeiro-ministro, o XXII Governo Constitucional terá 70 elementos, somando ministros e secretários de Estado, dos quais 26 mulheres e 44 homens. O peso das mulheres no conjunto do novo Governo será de 37,1%.

O executivo cessante de António Costa, o XXI Governo Constitucional, tem 17 ministros (passa agora para 19), 43 secretários de Estado, 17 dos quais mulheres. No total, entre primeiro-ministro, ministros e secretários de Estado, a atual equipa cessante tem 61 governantes.

Na sua primeira composição, que tomou posse em 26 de novembro, o executivo tinha 17 ministros e 41 secretários de Estado, num total de 59 governantes (contando com o chefe do Governo).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório