Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Ribeiro e Castro: "Quanto mais se refunda, mais se afunda"

O antigo presidente do CDS reagiu às declarações do possível candidato à liderança do partido, o ex-deputado centrista Filipe Lobo d'Ávila.

Ribeiro e Castro: "Quanto mais se refunda, mais se afunda"
Notícias ao Minuto

12:34 - 18/10/19 por Mafalda Tello Silva

Política CDS

José Ribeiro e Castro, ex-dirigente do CDS, considerou que o partido deve apostar num "recomeço", mais do que numa "refundação". Em reação ás declarações prestadas à Lusa pelo ex-deputado centrista Filipe Lobo d'Ávila - que confessou estar a refletir sobre a possibilidade de se candidatar à liderança do CDS e que defendeu a refundação do partido - Ribeiro e Castro admitiu 'embirrar' com a palavra “refundação”, apesar de compreender "o que o Filipe Lobo d'Avila quer dizer". 

"De muitas 'refundações' que já ouvi, nunca vi uma que resultasse. Quanto mais se refunda, mais se afunda", começou por referir o ex-líder partidário através do Facebook, esta sexta-feira. 

Ribeiro e Castro propõe que o partido ambicione o começo de um novo capítulo. "Gosto mais da palavra 'recomeço': recomeçar pianinho, pianinho, os pés bem assentes na terra, com humildade e propósito. É o comum nas más situações da vida de qualquer um: quem cai, levanta-se. E, bem analisada e compreendida a queda, faz-se outra vez ao caminho", justificou. 

Recorde-se que o conselho nacional do CDS-PP para marcar o congresso da sucessão de Assunção Cristas realizou-se ontem e demorou seis horas e meia, tendo apenas terminado hoje de madrugada. No entanto, nenhum dos dirigentes "em reflexão"  anunciou uma candidatura à liderança, designadamente, João Almeida, deputado e porta-voz do partido; Filipe Lobo d'Ávila, do grupo 'Juntos pelo Futuro';  Francisco Rodrigues dos Santos, líder da Juventude Popular mais conhecido como 'Chicão'. 

Na reunião foi aprovada a realização do 28.º congresso nacional do CDS para 25 e 26 de janeiro de 2020, em local ainda a definir.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório