Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

'Verdes' querem esclarecimento sobre furto no Ateneu Comercial de Lisboa

Terá desaparecido um exemplar raro d’Os Lusíadas, um candeeiro de cristal e loiças do século XX.

'Verdes' querem esclarecimento sobre furto no Ateneu Comercial de Lisboa
Notícias ao Minuto

18:42 - 16/10/19 por Notícias Ao Minuto

Política Lisboa

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes (PEV) exigiu, esta quarta-feira, esclarecimentos sobre um alegado furto de espólio do Ateneu Comercial de Lisboa.

O partido entregou na Assembleia Municipal um requerimento em que questiona a Câmara Municipal sobre este caso, refere em comunicado enviado às redações e também publicado no Blog 'Os Verdes em Lisboa'.

Neste requerimento, o PEV refere que teve conhecimento, através da comunicação social, "de que um exemplar raro d’Os Lusíadas, avaliado em 100 mil euros, que estava guardado no Ateneu Comercial de Lisboa desapareceu, assim como outras peças, nomeadamente um candeeiro de cristal avaliado em 150 mil euros e loiças do século XX."

Pode haver mais objetos desaparecidos, "pois o Ateneu não mantém um inventário das obras que lhe pertencem", continua a nota citando a fonte noticiosa. 

"O Grupo Municipal do PEV não se surpreende com esta situação, pois já há muito tempo vem denunciando o estado de degradação do Ateneu Comercial de Lisboa e alertando a Câmara para esta situação, pelo que, não é de admirar que tenha ocorrido este grave furto de espólio", acrescenta ainda o partido.

Para Os Verdes, esta é "mais uma situação de completa desvalorização do património histórico e bibliográfico da cidade, com a aparente conivência da autarquia".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório