Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

BE contra reeleição de Manuel Salgado como presidente da SRU

O Bloco de Esquerda na Câmara de Lisboa anunciou hoje que vai votar contra a proposta para a reeleição do ex-vereador do Urbanismo Manuel Salgado como presidente do conselho de administração da empresa municipal SRU -- Sociedade de Reabilitação Urbana.

BE contra reeleição de Manuel Salgado como presidente da SRU
Notícias ao Minuto

15:36 - 16/10/19 por Lusa

Política Manuel Salgado

Amara de Lisboa vai discutir na quinta-feira, em reunião privada do executivo, uma proposta subscrita pelo presidente da autarquia, Fernando Medina (PS), para que Manuel Salgado seja novamente eleito presidente da administração.

O BE, que tem um acordo com o PS para a governação da cidade, realça que se mostrou "frontalmente contra" o objetivo de Manuel Salgado de permanecer na SRU assim que o então vereador tornou pública a sua vontade em deixar de ser responsável pela pasta do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa.

Por isso, agendou ainda em setembro uma proposta para discussão e votação na Câmara de Lisboa contra a permanência na empresa do ex-vereador.

Numa nota, o BE na Câmara de Lisboa refere que um novo mandato de Manuel Salgado como presidente da SRU, numa altura em que já não é vereador da autarquia nem exerce qualquer outro cargo público, "contraria a justificação evocada" na proposta que levou à sua nomeação em junho de 2018 e "não se afigura a melhor solução para a salvaguarda do interesse público, da democracia e do escrutínio público que uma empresa tão importante exige".

Os bloquistas defendem que a eleição para os órgãos sociais da SRU por parte do representante do município de Lisboa na Assembleia-Geral exija a efetividade de funções do candidato no exercício de cargos públicos na autarquia e entendem que o mandatário do município deve votar desfavoravelmente a eleição de Manuel Salgado para presidente da empresa.

Segundo o partido, apesar do agendamento da sua proposta contra a permanência na empresa do ex-vereador, Fernando Medina agendou posteriormente uma outra proposta que defende a manutenção de Manuel Salgado na SRU e "tomou a liberdade de convocar a reunião [de quinta-feira] com uma única proposta, a sua, que foi divulgada, retirando aos outros partidos o direito de conhecer da proposta do Bloco de Esquerda".

"Esta tentativa de condicionamento da agenda política do Bloco é inaceitável, ainda mais porque representa uma discussão que foi feita publicamente. O vereador do Bloco de Esquerda vai exigir que esta proposta seja discutida nesta mesma reunião", acrescentou.

A proposta socialista para a reunião de quinta-feira, a que a Lusa teve acesso, visa aprovar a designação do vereador da Mobilidade, Miguel Gaspar (PS), como representante do município na Assembleia-Geral da SRU, assim como mandatar o autarca para votar favoravelmente a eleição de Manuel Salgado como presidente do conselho de administração.

O representante do município na Assembleia-Geral tem sido, até agora, o vereador das Finanças, João Paulo Saraiva.

A saída de Manuel Salgado, que era vereador do Urbanismo desde 2007, foi anunciada no final de julho, embora só se tenha efetivado em 07 de outubro.

Na carta de renúncia que enviou ao presidente da câmara, com data de 15 de julho, Manuel Salgado justificava a demissão com a necessidade de "renovar os decisores e os procedimentos, abrindo novas perspetivas e permitindo novos olhares sobre os projetos para a cidade".

O Bloco -- que tem como vereador Manuel Grilo - considerou, na sua nota, que os 12 anos de funções de Manuel Salgado como vereador "coincidem com o de uma grande transformação da cidade", que ficou "marcada por uma visão que privilegia os negócios e não o serviço público a prestar a quem vive em Lisboa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório