Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Novo governo é de "continuidade daquilo que foi a governação anterior"

António Costa apresentou, esta terça-feira, o novo elenco ministerial a Marcelo Rebelo de Sousa.

Novo governo é de "continuidade daquilo que foi a governação anterior"
Notícias ao Minuto

19:03 - 15/10/19 por Catarina Correia Rocha com Lusa

Política António Costa

António Costa referiu, esta terça-feira após a reunião com o Presidente da República no Palácio de Belém, que crê que "estão criadas as condições para que, concluído amanhã o processo de apuramento dos resultados eleitorais, a Assembleia da República possa iniciar funções" e, "na próxima semana, o Senhor Presidente da República possa dar posse e nomear não só os ministros mas também toda a equipa governamental".

O primeiro-ministro indigitado considerou que este novo Governo apresenta-se na "continuidade daquilo que foi a governação anterior, agora em melhores condições, mais reforçado politicamente tendo em conta os resultados eleitorais"

Costa começou por afirmar que teve "a ocasião de entregar ao Senhor Presidente da República e o Senhor Presidente da República de aceitar a nomeação da lista de ministros e dos três secretários de Estado que normalmente têm assento no Conselho de Ministros e que integrarão o XXII Governo Constitucional". 

O primeiro-ministro garantiu que se trata de um "Governo coeso" e "de continuidade, naturalmente, relativamente ao Governo que ainda está em funções" e no qual procurou "reforçar o centro do Governo - tendo em conta que esta legislatura terá um período muito exigente em que teremos que acumular com as funções de Presidência da Comissão Europeia". 

António Costa salientou a "criação de dois ministérios de natureza transversal - do Planeamento e o da Modernização do Estado e da Administração Pública - e a autonomização do Ministério da Coesão Territorial, tendo em conta o compromisso que todos temos de manter firme a valorização do território".

O novo elenco governativo tem poucas caras novas em relação ao primeiro Executivo liderado por António Costa. Conheça aqui todos os nomes que o compõem.

[Notícia atualizada às 19h23]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório