Meteorologia

  • 15 NOVEMBRO 2019
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 13º

Edição

'El Pais' e 'El Mundo' escrevem sobre fim da Geringonça em Portugal

António Costa referiu, na noite desta quinta-feira, que iria governar na próxima legislatura sem acordos escritos.

'El Pais' e 'El Mundo' escrevem sobre fim da Geringonça em Portugal

Os jornais espanhóis 'El Pais' e 'El Mundo' noticiam, esta sexta-feira, o fim da Geringonça em Portugal. Os media de 'nuestros hermanos' acompanham a atualidade política nacional, chegando mesmo a titular que "A Geringonça Morreu". 

O 'El Pais' escreve que "O socialista Costa governará em minoria em Portugal sem acordos estáveis", num texto onde refere que "não haverá mais Geringonça em Portugal", sendo que o primeiro-ministro indigitado garantiu "que haverá um Governo estável em minoria, mas sem reeditar os acordos assinados em 2015 com os partidos à sua Esquerda"

O texto tem ainda a reação de Catarina Martins a esta decisão do Partido Socialista, sendo que o jornal adianta que "O Bloco culpa o PS pelo fim da Geringonça"

Já o 'El Mundo' destaca em título: "A Geringonça morreu: Não haverá reedição da aliança da Esquerda portuguesa tão admirada por Pedro Sánchez", fazendo a alusão à tentativa do primeiro-ministro espanhol de fazer um acordo semelhante no país vizinho com o Unidas Podemos. 

Esta publicação continua explicando o enquadramento político que se viveu em Portugal e que, "ao controlar 106 dos 230 deputados da Assembleia da República, o Executivo de Costa sempre necessitará do apoio de pelo menos 10 deputados de outras formações para conseguir a aprovação dos seus projetos de lei". 

António Costa referiu, na noite desta quinta-feira, que iria governar na próxima legislatura sem acordos escritos, após reunião da Comissão Política.

De lembrar que Espanha tem eleições marcadas para próximo dia 11 de novembro.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório