'El Pais' e 'El Mundo' escrevem sobre fim da Geringonça em Portugal

António Costa referiu, na noite desta quinta-feira, que iria governar na próxima legislatura sem acordos escritos.

Está tudo em aberto mas PS deve começar "por negociar com PCP e Bloco"

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
11/10/2019 21:49 ‧ 11/10/2019 por Notícias Ao Minuto

Política

Espanha

Os jornais espanhóis 'El Pais' e 'El Mundo' noticiam, esta sexta-feira, o fim da Geringonça em Portugal. Os media de 'nuestros hermanos' acompanham a atualidade política nacional, chegando mesmo a titular que "A Geringonça Morreu". 

O 'El Pais' escreve que "O socialista Costa governará em minoria em Portugal sem acordos estáveis", num texto onde refere que "não haverá mais Geringonça em Portugal", sendo que o primeiro-ministro indigitado garantiu "que haverá um Governo estável em minoria, mas sem reeditar os acordos assinados em 2015 com os partidos à sua Esquerda"

O texto tem ainda a reação de Catarina Martins a esta decisão do Partido Socialista, sendo que o jornal adianta que "O Bloco culpa o PS pelo fim da Geringonça"

Já o 'El Mundo' destaca em título: "A Geringonça morreu: Não haverá reedição da aliança da Esquerda portuguesa tão admirada por Pedro Sánchez", fazendo a alusão à tentativa do primeiro-ministro espanhol de fazer um acordo semelhante no país vizinho com o Unidas Podemos. 

Esta publicação continua explicando o enquadramento político que se viveu em Portugal e que, "ao controlar 106 dos 230 deputados da Assembleia da República, o Executivo de Costa sempre necessitará do apoio de pelo menos 10 deputados de outras formações para conseguir a aprovação dos seus projetos de lei". 

António Costa referiu, na noite desta quinta-feira, que iria governar na próxima legislatura sem acordos escritos, após reunião da Comissão Política.

De lembrar que Espanha tem eleições marcadas para próximo dia 11 de novembro.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas