Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

CDS-PP mais forte nos concelhos com menos divórcios

Os concelhos onde o CDS-PP obteve hoje resultados mais altos registam menos divórcios e filhos fora do casamento face à média nacional, maior poder de compra e mais empresas, segundo o portal de dados estatísticos EyeData, disponível em www.lusa.pt.

CDS-PP mais forte nos concelhos com menos divórcios
Notícias ao Minuto

07:28 - 07/10/19 por Lusa

Política Eleições

Neste portal, os resultados eleitorais de cada partido são divididos em três, permitindo ver qual o terço dos concelhos em que cada partido obteve os melhores resultados, os piores resultados e o resultado médio. Depois, no mesmo portal é possível cruzar esses resultados com um vasto conjunto de variáveis económicas e sociais que permitem caracterizar, em termos médios, como são os concelhos onde os partidos tiveram melhores ou piores resultados.

No caso do CDS-PP é possível verificar o seguinte:

 Ambiente 

O grau de área ardida registado nos concelhos onde o CDS-PP obteve votações mais elevadas é superior ao da média nacional. Já a percentagem de resíduos urbanos preparados para valorização e reciclagem é de 57,13% do total, valor superior à média nacional, de 50,6%. A despesa em ambiente dos municípios também é superior à média do país e o consumo médio de energia elétrica por habitante é menor.

 Demografia 

O saldo populacional migratório por 10 mil habitantes, ou seja, o peso do número de imigrantes e emigrantes na população residente nos concelhos onde o CDS-PP obteve resultados altos é cerca de metade da média nacional. Por outro lado, a população estrangeira legalmente residente nestes concelhos é superior à média, representando 5,43% do total da população residente (contra 4,64% da média do país).

Os dados mostram ainda que por cada 100 casamentos há 55,61 divórcios, um valor inferior aos 64,06 de média nacional. Também o número de filhos fora do casamento está abaixo da média (52% do total de nados vivos contra 56%). O número de filhos por mulher está dentro da média nacional (1,44).

A população residente com mais de 65 anos é superior à média nacional (21,7%), representando 23,19% da população daqueles concelhos.

Economia

O ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem nos concelhos onde o CDS-PP obteve resultados mais altos é de 1.247,77 euros, superior à média nacional, de 1.108,56 euros. Também o poder de compra per capita é mais elevado.

Nos concelhos onde o CDS-PP obteve os melhores resultados, o número de empresas não financeiras, tanto dos setor primário como do secundário e terciário é mais alto do que a média nacional, sendo a diferença mais significativa nas empresas do setor terciário (comércio e serviços).

 Educação 

O número de estabelecimentos de ensino nestes concelhos é superior à média nacional, quer no que se refere ao pré-escolar, básico e secundário e a percentagem da população com mais de 15 anos com pelo menos o ensino secundário é de 32,4%, acima da média nacional, de 30,5%.

Também a percentagem de empregadores com pelo menos o ensino secundário é mais elevada do que a média.

Sociedade

Nestes concelhos existem 3,27 unidades hospitalares por cada 100 mil habitantes, acima da média do país, que é de 2,19 unidades. Também há mais médicos por cada 1.000 habitantes (6,68 nos concelhos em causa, contra 5,22 de média nacional).

A população estrangeira que solicitou estatuto de residente é também maior face à média e há menos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI).

Os casamentos não católicos são inferiores à média nacional (65,47% contra 67,71%) nos concelhos onde o CDS-PP obteve votações mais elevadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório