Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

BE preocupado com abstenção. "Causas são diversas e exigem reflexão"

O BE manifestou hoje preocupação com as projeções do aumento da abstenção nas eleições legislativas, considerando que as causas deste "fator negativo" são diversas, complexas e exigem "a continuidade de uma reflexão profunda".

BE preocupado com abstenção. "Causas são diversas e exigem reflexão"
Notícias ao Minuto

19:40 - 06/10/19 por Lusa

Política Joana Mortágua

"Os dados que nós temos até ao momento e que já são públicos permitem-nos concluir que mais uma vez temos um aumento da abstenção. Temos um aumento em percentagem, mas também, ao que parece, em número absoluto de votantes. Isto é uma preocupação, tem sido uma preocupação constante da democracia", disse aos jornalistas a dirigente do BE, Joana Mortágua, no Teatro Thalia, em Lisboa, o quartel-general dos bloquistas para esta noite eleitoral.

As projeções das televisões para a abstenção nas eleições legislativas de hoje situam-se entre os 35,4% e os 51%.

Esta é, segundo a cabeça de lista por Setúbal, "naturalmente uma preocupação para o Bloco de Esquerda, sobretudo num contexto em que houve já algumas medidas que favoreceram a ida às urnas dos cidadãos", nomeadamente com o recenseamento automático dos cidadãos portugueses que residem no estrangeiro e também com a possibilidade voto antecipado em mobilidade".

"E o que nos indica também é que as causas da abstenção são diversas, são complexas, exigem a continuidade de uma reflexão profunda porque ela é um fator negativo do ponto de vista democrático", apontou

A RTP avançou às 19:00 com uma previsão de abstenção de 44% a 49%, a SIC com 47,5% e 51% e a TVI entre os 35,4% e os 39,4%.

Os valores da abstenção, segundo as projeções divulgadas pela CMTV, devem ficar entre os 44 e os 48%.

Entretanto, a TVI fez uma atualização, indicando que a abstenção pode ficar entre os 43,4% e 47,49%, números referentes à totalidade dos cerca de 10,8 milhões de eleitores em território nacional e no estrangeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório