Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Obrigada, professor". Assunção Cristas recorda Freitas do Amaral

Líder do CDS-PP fez uma publicação no Facebook, esta quinta-feira, onde homenageia o fundador do partido.

"Obrigada, professor". Assunção Cristas recorda Freitas do Amaral
Notícias ao Minuto

10:37 - 04/10/19 por Notícias Ao Minuto

Política Freitas do Amaral

Assunção Cristas partilhou, no Facebook, um texto onde recorda Freitas do Amaral e o legado político deixado pelo fundador do CDS-PP. Freitas do Amaral morreu esta quinta-feira aos 78 anos. 

"Quero lembrar e agradecer a fundação do CDS por um grupo de homens e mulheres de coragem, de pessoas ímpares que tiveram a coragem de defender em Portugal a Democracia Cristã. Tantas vezes arriscando a sua integridade física, mostraram determinação e tenacidade para construir um regime de liberdade e pluralismo partidário", começa por escrever a atual presidente do partido. 

No dia da morte de Freitas do Amaral, prossegue, "mais do que sinalizar percursos que em dado momento se separaram, importa realçar o que sempre nos uniu e continuará a unir: um compromisso inabalável com a liberdade, com a democracia pluripartidária, com o primado dado à pessoa, que deve estar no centro de qualquer política, com uma opção preferencial pelos mais pobres". 

Deste modo, considera Assunção Cristas, "se estamos aqui todos juntos é porque todos nos revemos nos principios fundadores do CDS, princípios que saíram das mãos de Adelino Amaro da Costa e Diogo Freitas do Amaral, e por isso estamos gratos". 

A mensagem, publicada ainda na quinta-feira, termina com a líder do partido a referir que hoje dará por terminada a campanha eleitoral para as legislativas do próximo domingo, dia 6 de outubro, "de forma a que todos os que assim entenderem participar nas exéquias" fúnebres do fundador do CDS, garantindo ainda que marcará presença na missa no Mosteiro dos Jerónimos, que terá lugar esta tarde. 

"Obrigada, Professor Diogo Freitas do Amaral", conclui. 

De lembrar que o antigo presidente do partido foi internado no passado dia 16 de setembro nos cuidados intermédios do Hospital CUF de Cascais, com uma doença oncológica. O funeral realiza-se sábado, no cemitério da Guia, em Cascais.

O primeiro-ministro anunciou que será decretado Luto Nacional no dia do funeral.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório