Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Rio faz 'sprint' e Costa perde 'fôlego', mas PS corta 'meta' em primeiro

A última sondagem SIC/Expresso dá uma vitória ao PS, pese embora sem maioria absoluta.

Rio faz 'sprint' e Costa perde 'fôlego', mas PS corta 'meta' em primeiro
Notícias ao Minuto

08:36 - 04/10/19 por Filipa Matias Pereira

Política Eleições

Na reta final da campanha para as eleições legislativas, Costa perde 'fôlego' mas ainda assim irá cortar a 'meta' em primeiro lugar. Esta analogia retrata o percurso do PS a dois dias de os portugueses serem chamados às urnas.

A mais recente sondagem SIC/Expresso, realizada pelo ISCTE e ICS, dá conta de que o partido de Costa vencerá as eleições de domingo, mas não chegará à maioria absoluta.

Os dados recolhidos evidenciam uma perda de força do PS desde o início de setembro, prevendo-se que consiga alcançar 38% - menos do que se previa em outubro.

Já quanto ao PSD, o percurso foi inverso. Rio começou a corrida num 'passo' mais lento e fez depois um último 'sprint', já em direção à meta. Os sociais-democratas recuperaram cinco pontos desde setembro e prevê-se que cheguem aos 28%. Há cerca de um mês, os dois principais partidos do espectro político estavam separados por 19 pontos, mas essa distância foi suavizada e é agora de 10 pontos.

Traduzindo estes dados e aplicando-os ao número de deputados que terão lugar no Parlamento, o PS de Costa terá, ao que tudo indica, pelo menos mais 19 deputados do que o PSD. Dá conta o Expresso que essa diferença poderá ascender aos 41 deputados, no cenário mais favorável para António Costa e menos favorável para Rui Rio.

Já em relação aos restantes partidos com assento parlamentar, dá ainda conta esta sondagem que o Bloco Esquerda não irá além dos 10%, a CDU alcançará os 7%, o CDS de Cristas 5% e o PAN 3%.

Refira-se ainda que, no que respeita aos partidos sem representação parlamentar, Livre, Aliança, Chega e RIR, de Tino de Rans, podem, através do escrutínio de domingo, garantir entrada na Assembleia da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório