Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Mário Centeno diz que PSD tem 4.750 milhões por explicar no seu programa

O ministro Mário Centeno, na qualidade de candidato a deputado pelo PS, considerou hoje que o PSD tem 4.750 milhões de euros por explicar no seu programa eleitoral, acrescentando que há propostas "materialmente impossíveis" no cenário social-democrata.

Mário Centeno diz que PSD tem 4.750 milhões por explicar no seu programa
Notícias ao Minuto

12:50 - 30/09/19 por Lusa

Política Legislativas

"Temos, pelo menos, 4.750 milhões de euros no éter, destas contas, que é necessário explicar. E isto só tem uma consequência, que é a instabilidade das políticas económicas", afirmou Mário Centeno aos jornalistas na sede do PS, no largo do Rato, em Lisboa.

O ministro das Finanças disse que o programa económico do PSD levará "à instabilidade das políticas económicas".

"Voltamos à instabilidade da política fiscal, voltamos aos cortes à pressa para tentar resolver questões orçamentais causadas por orçamentos mal desenhados", considerou Mário Centeno.

As contas de Mário Centeno sobre o programa do PSD têm origem em "três riscos": no crescimento económico, na receita e no aumento da despesa, que segundo o ministro levariam o país ao "défice excessivo".

"Se alinharmos a receita com o crescimento económico médio previsto nas previsões das instituições independentes, faltam 3.900 milhões de euros por explicar no cenário do Partido Social-Democrata", afirmou Mário Centeno aos jornalistas, acrescentando que "a receita é superior" nesses 3.900 milhões.

O candidato a deputado do PS afirmou ainda, relativamente à receita, que mesmo que se considere o crescimento do PIB "irrealistaprojetado pelo PSD, a receita "está sobrevalorizada em 2.000 milhões de euros, apenas pelo efeito da reação dos impostos à atividade económica".

Já relativamente à despesa prevista pelo PSDCenteno considerou que "está subfinanciada em 2.750 milhões de euros".

"Se alocarmos os 25% para a redução dos impostos, os 25% para o aumento do investimento, e aquilo que é necessário alocar para que o saldo orçamental vá desde um défice em 2019 para um 'superavit' [excedente] em 2023, faltam 2.750 milhões de euros de despesa para justificar", afirmou o ministro das Finanças sobe o programa social-democrata.

"Isto é o regresso aos retificativos, porque este cenário tem que ser retificado, aos défices excessivos, porque a economia, perante a incerteza destes cenários, vai obviamente entrar em dificuldades", advogou o candidato do PS à Assembleia da República.

Mário Centeno assegurou que as análises do PSD à economia "estão erradas, e não se pode ter uma receita certa quando se parte do diagnóstico errado", e que "ao contrário do que o PSD tem vindo a dizer ao longo dos últimos dias, o consumo não foi o motor do crescimento económico em Portugal nos últimos quatro anos".

"Voltamos àquela rábula de que a culpa dos desequilíbrios é de quem consome e é dos portugueses. Essa rábula já está fechada. Não vamos entrar outra vez na mesma história de que a culpa do que quer que se passe é de quem consome", sublinhou o ministro.

O candidato do PS acrescentou que Portugal "cresce porque exporta e investe, e não porque consome".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório