Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Caso Tancos? "Rui Rio encontrou aqui a bóia de salvação"

Jerónimo de Sousa respondeu, esta sexta-feira, ao líder do PSD e falou sobre o caso de Tancos.

Caso Tancos? "Rui Rio encontrou aqui a bóia de salvação"
Notícias ao Minuto

18:43 - 27/09/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Política Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa respondeu, esta sexta-feira, a Rui Rio, comentando o caso de Tancos. Para o secretário-geral do PCP, "é uma evidência" que esta questão "assume uma grande relevância", tal como se demonstra também "a tentativa de aproveitamento de Rui Rio que, à falta de assunto, à falta de perspetivas e de alternativas, encontrou aqui a bóia de salvação".

O PCP, afirmou Jerónimo, vai continuar a sua campanha eleitoral "em torno daquilo que preocupa e que os portugueses devem saber no plano político, no plano social e no plano económico. Esta vai ser a nossa batalha". 

Ainda em relação a Tancos, o secretário-geral refere que "há que lembrar que o PCP defendeu, em primeiro lugar, o processo de investigação e, posteriormente a comissão de inquérito", acrescentando que o partido não foi acompanhado "nem pelo CDS nem pelo PSD, e hoje verifica-se quão importante tinha sido o desencadear dessa investigação que apurasse responsabilidades e agisse nos planos criminal e político."

O secretário-geral do PCP afirmou, em Olhão, estar de consciência tranquila sobre a polémica do roubo de armas de Tancos, mas acrescentou que os comunistas têm "toda a disponibilidade" para realizar uma reunião da comissão permanente da Assembleia da República o mais breve possível, como sugeriu Rui Rio.

De lembrar que, esta sexta-feira, Rio foi questionado sobre as críticas do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que o acusou de querer capitalizar o assunto de Tancos para efeitos eleitorais.

"A posição do PS é obviamente incómoda, porque são os primeiros responsáveis, mas a posição do BE e do PCP não é nada cómoda porque aprovaram um relatório na comissão de inquérito que procura lavar mais branco toda esta situação", afirmou, considerando que Jerónimo de Sousa "não tem a consciência tranquila" relativamente aos trabalhos dos deputados nesta comissão.

Recorde-se que esta quinta-feira foi apresentada a acusação deduzida pelo Ministério Público no caso do furto e da recuperação das armas do paiol de Tancos aos 23 arguidos, entre eles consta o ex-ministro da Defesa do Governo de Costa. Azeredo Lopes é acusado de quatro crimes: denegação de justiça e prevaricação, favorecimento pessoal praticado por funcionário, abuso de poder e denegação de justiça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório