Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Eleições: Faltam boletins de voto em Barcelona. A 'culpa' é dos Erasmus

Em falta estão boletins de voto pelo círculo eleitoral de Lisboa.

Eleições: Faltam boletins de voto em Barcelona. A 'culpa' é dos Erasmus
Notícias ao Minuto

16:11 - 26/09/19 por Filipa Matias Pereira e Patrícia Martins Carvalho

País Legislativas

Os portugueses deslocados que se encontram em Barcelona podem, esta quarta e quinta-feira, realizar o voto antecipado com vista às eleições legislativas que, em território nacional, estão marcadas para 6 de outubro. Apurou o Notícias ao Minuto que na cidade espanhola faltam boletins de voto pelo círculo eleitoral de Lisboa.

A informação foi confirmada por fonte oficial da Comissão Nacional de Eleições (CNE), que atribui esta falta de boletins ao elevado número de estudantes em ERASMUS que se deslocaram ao Consulado-Geral de Portugal em Barcelona para exercer o seu direito de voto sem pré-inscrição.

Esclareceu ainda a mesma fonte que estes alunos não são obrigados a realizar a pré-inscrição e que, apesar de o Consulado ter requisitado mais 20% de boletins de voto do que o que seria presumivelmente necessário, este acréscimo não foi suficiente.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros esclareceu ao Notícias ao Minuto que o "Consulado Geral de Portugal em Barcelona recebeu 30 boletins de voto referentes a cada um dos 20 círculos eleitorais existentes em território nacional, o que representou um total de 600 boletins".

E "a escassez de boletins de voto deveu-se à dificuldade em prever, com exatidão e antecedência, o número de cidadãos que ali se deslocariam para procurar exercer o seu direito de voto, visto que a legislação não obriga a qualquer inscrição prévia para este efeito". 

Ainda de acordo com a mesma fonte, ocorreu uma situação idêntica na Embaixada de Portugal em Seul, na Coreia do Sul, também referente ao círculo eleitoral de Lisboa. 

Recorde-se que se está recenseado em Portugal, mas se se encontra deslocado no estrangeiro, pode exercer o seu direito de voto antecipadamente. Para tal, refere a nota institucional publicada no site do Consulado de Barcelona,  deverá "identificar-se mediante a apresentação do seu documento de identificação civil"  e "ser portador de documentação autenticada que comprove a condição em que se encontra deslocado/a no estrangeiro". 

[Notícia atualizada às 19h57]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório