Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Eleições: Livre está disponível para formar governo com PS

A cabeça de lista do Livre pelo círculo de Lisboa, Joacine Katar Moreira, admitiu hoje a disponibilidade para formar governo com o PS, caso o partido eleja um deputado e os socialistas "respeitem" os objetivos propostos pelo partido.

Eleições: Livre está disponível para formar governo com PS
Notícias ao Minuto

18:41 - 24/09/19 por Lusa

Política Legislativas

"Se eventualmente houver necessidade de uma convergência com o Partido Socialista, nós iremos analisar, isto, se os nossos objetivos da justiça social e da justiça climática forem respeitados", ressalvou Joacine Katar Moreira, considerando que o Livre não é "a favor de nenhuma maioria absoluta".

A dirigente falava hoje em Marvila, durante uma visita à Batoto Yetu, Associação Cultural e Juvenil que trabalha com jovens e crianças interessados na cultura africana, provenientes de meios económicos mais ou menos desfavoráveis.

"O ideal é que haja sucessivamente necessidade de convergências para governação", admitiu Joacine Katar Moreira.

A cabeça de lista do Livre pelo círculo de Lisboa recordou ainda que foi o seu partido que, nas anteriores legislativas, apontou a necessidade de uma convergência governamental à esquerda.

"Há uns anos, nomeadamente há quatro anos, fomos nós que iniciámos esta necessidade de que era fundamental haver uma convergência à esquerda", disse a candidata, acompanhada pelo mandatário do Livre, Rui Tavares.

Para Rui Tavares, a convergência à esquerda -- a chamada 'geringonça' -- tornou desnecessária qualquer pressão de voto útil.

"As mudanças que o Livre ajudou a introduzir na política portuguesa, desde logo a convergência à esquerda, tornou desnecessária qualquer pressão de voto útil. Ela não existe", garantiu, alertando que a maioria dos portugueses não está "nada preocupada" com a possível maioria absoluta do PS, mas sim com sinais extremistas, como noutros países.

Na ótica de Rui Tavares, sinais de extrema-direita, xenofobia e nacionalismo seriam "uma má notícia para a democracia".

O fundador do Livre defendeu que o próximo governo deverá dar sinais de mais diversidade e de uma política diferente, mais aberta e responsabilizada, que não se pareça com, o que considera ser, a atual política: "cartelizada e carreirista".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório