Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Rio vs Costa? "Foi uma clara vitória de Rui Rio"

Joaquim Jorge acredita que Rui Rio é o claro vencedor do debate que opôs o líder do PSD e o primeiro-ministro.

Rio vs Costa? "Foi uma clara vitória de Rui Rio"
Notícias ao Minuto

16:47 - 23/09/19 por Filipa Matias Pereira

Política Legislativas

Teve início, oficialmente, este domingo a campanha para as eleições legislativas. E, como recorda Joaquim Jorge, uma recente sondagem da Pitagórica para o JN, TSF e TVI "aproxima Rui Rio e o PSD de António Costa e do PS".

Confessa o biólogo de formação que não sabe se Rio "ainda vai a tempo", porém "o debate entre os dois, apesar de a maioria dos comentadores de serviço terem dado uma vitória ou empate a António Costa, foi uma clara vitória de Rui Rio. Esse debate teve influência nas sondagens". 

Infelizmente, considera, "alguma comunicação social está manipulada e outra converteu-se em instrumento de propaganda do Governo". Ora, certo é que "as sondagens não ganham eleições, mas podem induzir uma tendência que pode ou não condizer com o que pensam os portugueses".

Num texto enviado à redação do Notícias ao Minuto, o fundador do Matosinhos Independente realça que espera que "não haja uma maioria absoluta, mas a seguir que haja a capacidade de formar um governo estável e com capacidade de governar".

No seu entendimento, "o eleitorado está mais polarizado e há uma fissura na sociedade e em alguns casos alguma crispação". Acrescenta ainda Joaquim Jorge que "há um sintoma" que indica que "o PS não se sente tão seguro que vai vencer por larga margem", nomeadamente o facto de ter "lidado mal com alguns dossiers: familiares no Governo e agora as golas têm influência".

Um partido que governa, acredita, "não pode ter a veleidade de pensar que 'é tudo deles'. E que 'vivem tão alto tão alto que o resto está cá em baixo e não pode fazer nada'. Hoje em dia os portugueses estão mais atentos e apercebem-se do que se passa".

Já em relação aos resultados das eleições regionais na Madeira, era "esperado". Os portugueses, vinca, "estão contra o 'Continuismo'. O PSD está no poder na Madeira há décadas, assim como no Continente há câmaras em que esteve sempre o mesmo partido, como no caso de Matosinhos em que, depois do 25 de Abril, foi sempre governado pelo PS". Para além disso, "a ausência de Alberto João Jardim como líder nota-se, mas o que se passa no arquipélago da Madeira tem pouca influência no Continente", remata. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório