Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Madeira: RIR lamenta não ter eleito mas realça resultado "muito animador"

O cabeça de lista do RIR nas eleições regionais da Madeira, Roberto Vieira, lamentou hoje não ter eleito um deputado, mas revelou que o resultado alcançado foi "muito animador", tendo em conta que o partido tem apenas alguns meses.

Madeira: RIR lamenta não ter eleito mas realça resultado "muito animador"
Notícias ao Minuto

14:15 - 23/09/19 por Lusa

Política Eleições

"O que o RIR esperava era eleger pelo menos um deputado, era o horizonte a que nós nos propúnhamos. Contudo, o resultado foi muito animador. Em 17 forças políticas ficámos à frente de muitas forças, algumas das quais mais antigas. O RIR tem apenas alguns meses", disse Roberto Vieira, em declarações à Lusa.

Em 10 dos 11 concelhos da região, o partido conseguiu ficar entre os 10 primeiros mais votados. Em Câmara de Lobos ficou em quarto e na Ponta do Sol em quinto.

Roberto Vieira considera que o voto útil condicionou o objetivo do partido e também os resultados eleitorais, já que "todos os outros desceram de forma acentuada, para que um dos partidos mais fortes, PSD ou PS, ganhasse as eleições".

"Nunca aconteceu na Madeira, e talvez em Portugal, dois partidos mais os votos nulos e brancos atingirem os 80% ficando apenas 20% para dividir entre 15 forças políticas", afirmou, adiantando que "o PSD voltou a ganhar e, se ganhou, que governe bem".

No entanto, apesar de não ter conseguido eleger um deputado, Roberto Vieira considera que o RIR foi "um dos grandes vencedores" - o BE, por exemplo, "desaparece do mapa e tinha dois deputados", enquanto o JPP "desceu drasticamente o número de deputados".

"Também o CDS canta vitória, mas perdeu deputados, canta vitória porque já tem uma aliança feita, possivelmente, com o PSD. A vitória é cantada porque está no governo, mas também apanhou uma banhada em número de votos", afirmou.

O PSD venceu no domingo as eleições legislativas regionais da Madeira, com 39,42% dos votos, mas perdeu, pela primeira vez, a maioria absoluta, elegendo 21 dos 47 deputados.

De acordo com informação disponibilizada pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, o PS obteve 35,76% e elegeu 19 deputados.

O CDS-PP, com 5,76% dos votos e três deputados, foi a terceira força política mais votada, seguido pelo JPP, com 5,47% e também três parlamentares.

A CDU conquista um lugar, depois de alcançar 1,80% dos votos.

Mais nenhum partido conseguiu eleger deputados para a Assembleia Legislativa da Madeira.

O BE obteve 1,74% dos votos, o PAN 1,46%, o PURP 1,23%, o RIR 1,21%, o PTP 1%, o Aliança 0,53%, o Iniciativa Liberal 0,53%, o Chega 0,43%, o PDR 0,42%, o PCTP/MRPP 0,42%, o MPT 0,35% e o PNR 0,19%. A abstenção foi de 44,49%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório