Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

“Falhámos o nosso objetivo” na Madeira, reage Catarina Martins

Com 1,7% dos votos, o partido coordenado por Catarina Martins não conseguiu eleger qualquer deputado para a Assembleia Legislativa da Madeira.

“Falhámos o nosso objetivo” na Madeira, reage Catarina Martins
Notícias ao Minuto

22:33 - 22/09/19 por Melissa Lopes

Política Bloco de Esquerda

�O Bloco de Esquerda hoje teve um mau resultado nas eleições regionais da Madeira, não alcançou representação parlamentar, portanto falhámos o nosso objetivo”, assim reagiu Catarina Martins, minutos depois de os resultados oficiais confirmarem que o partido volta a não ter qualquer deputado na assembleia legislativa da Madeira. 

Tal acontece, realçou Catarina Martins, acontece “porque houve uma enorme bipolarização nestas eleições”, tratando-se de uma eleição muito disputada entre PS e PSD, “com perda de representação parlamentar e de muitos eleitores para todas as outras forças políticas”.

No entanto, considerou a bloquista, “esta bipolarização não foi capaz e não evitou uma maioria da Direita na região”, um quadro político que Catarina Martins lamenta.

“Manteremos uma oposição à esquerda e o trabalho de todos os dias”, garantiu.

A coordenadora do BE não crê que estas eleições regionais influenciem as legislativas. “As eleições na Madeira sempre foram muito diferentes das eleições nacionais, nunca os eleitores confundiram, nunca os resultados do BE tiveram correspondência entre umas eleições e outras. Nunca houve, para nenhum partido, contaminação entre umas eleições e outras”, disse.

Da parte do BE, quer nacional quer da Madeira, Catarina Martins garantiu que será mantida "uma oposição à esquerda e o trabalho de todos os dias".

"O BE já fez trabalho na Madeira com condições muito diversas, nunca deixámos de ser uma oposição de esquerda, pelas liberdades. por liberdades tão importantes como até a liberdade de imprensa que tantas vezes na Madeira foi atacada", lembrou.

Sobre quem deve tirar mais ilações destes maus resultados bloquistas, a estrutura nacional ou a estrutura local, a líder bloquista respondeu apenas que o partido não coloca "as coisas dessa forma".

Catarina Martins garante que "o BE teve a campanha forte, participada, com muitos militantes, com muita gente, com a participação normal da direção nacional do partido".

O BE perdeu hoje os dois deputados que tinha conseguido conquistar em 2015 e deixou de ter representação parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira, perdendo 2.361 votos em relação às últimas eleições regionais, numas eleições que o PSD venceu hoje com 39,42% dos votos, mas perdeu, pela primeira vez, a maioria absoluta.

De acordo com informação disponibilizada pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, o PS obteve 35,76% e elegeu 19 deputados.

CDS-PP, com 5,76% dos votos e três deputados, foi a terceira força política mais votada, seguido pelo JPP, com 5,47% e também três parlamentares.

CDU conquista um lugar, depois de alcançar 1,80% dos votos. Mais nenhum partido conseguiu eleger deputados para a Assembleia Legislativa da Madeira, que tem um total de 47.

A abstenção foi de 44,49%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório