Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Madeira: CDU apela ao "voto útil" para garantir fim da maioria absoluta

O cabeça de lista da CDU às eleições legislativas da Madeira, Edgar Silva, apelou hoje ao "voto útil" na coligação para garantir o fim das maiorias absolutas na região.

Madeira: CDU apela ao "voto útil" para garantir fim da maioria absoluta
Notícias ao Minuto

16:05 - 18/09/19 por Lusa

Política Eleições/Madeira

"O voto na CDU é o voto verdadeiramente útil porque é o voto que pode garantir a retirada da maioria absoluta ao PSD", disse hoje o candidato.

Edgar Silva falava num almoço-comício que a CDU hoje realizou na freguesia do Curral das Freiras, concelho de Câmara de Lobos.

Segundo o comunista, o voto na CDU "garante o prosseguimento da luta das populações pela justiça social, mas é o voto verdadeiramente útil para que na Região Autónoma da Madeira possa haver um novo rumo".

"Neste processo, só a CDU está em condições de garantir, não só através da eleição de mais deputados, que esta outra nova meta vai ser alcançada: que o PSD por si só não vai ter mãos livres para governar de forma isolada e autocrática como tem vindo a fazer nesta região", frisou.

No encontro com militantes e simpatizantes, o candidato frisou ser importante que "não aconteça, como há quatro anos, que por meia dúzia de votos a CDU não conseguiu eleger o seu terceiro deputado e o PSD teria perdido a maioria absoluta".

"Desta vez, como há quatro anos, só o voto na CDU retirará a maioria ao PSD. Está, pois, ao nosso alcance impedir a maioria absoluta do PSD. Para tal, o voto que conta é na CDU", afirmou.

As eleições legislativas regionais da Madeira decorrem no domingo, com 16 partidos e uma coligação a disputar os 47 lugares no parlamento regional.

PDR, CHEGA, PNR, BE, PS, PAN, Aliança, Partido da Terra-MPT, PCTP/MRPP, PPD/PSD, Iniciativa Liberal, PTP, PURP, CDS-PP, CDU (PCP/PEV), JPP e RIR são as 17 candidaturas validadas para estas eleições, com um círculo único.

Nas regionais de 2015, os sociais-democratas seguraram a maioria absoluta -- com que sempre governaram a Madeira - por um deputado, com 24 dos 47 parlamentares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório