Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

PTP defende remoção das estruturas de aquacultura da Calheta

A candidatura do Partido Trabalhista Português (PTP) às eleições legislativas da Madeira apelidou hoje de "gaiolas" as estruturas colocadas no mar na zona da Calheta para a prática de aquacultura e defendeu a sua remoção.

PTP defende remoção das estruturas de aquacultura da Calheta
Notícias ao Minuto

14:28 - 18/09/19 por Lusa

Política Madeira

"Imaginem um turista sentado numa varanda a olhar para uma estrutura industrial no meio do mar. Quer ver o pôr do sol, quer observar a linda paisagem da Madeira e depara-se com estas gaiolas absurdas que o doutor Miguel Albuquerque meteu aqui", afirmou aos jornalistas o candidato do PTP Gil Canha.

Uma comitiva do PTP visitou ao final da manhã a freguesia do Arco da Calheta, onde são visíveis no mar estruturas de aquacultura, que na opinião do PTP "são uma vergonha para a Madeira", pelo seu "impacto visual".

"Perguntem ao doutor Miguel Albuquerque se acha bem meter gaiolas no Mónaco, na costa Amalfitana (Itália) ou noutras zonas famosas de outros países. A Madeira não pode ser poluída com a industrialização do mar", afirmou Gil Canha.

No entanto, o candidato do PTP admitiu que estas estruturas possam ser utilizadas em "zonas mais recônditas" da Região, onde "o impacto visual não teria tanta importância".

"O objetivo destes senhores é terem [as estruturas] perto das marinas, para poderem abastecer rapidamente, mas esquecem-se de que existem terceiros que vivem do turismo, da natureza e que não podem pactuar, nem aceitar esta pouca vergonha", sublinhou.

No seguimento destas críticas, o PTP lamentou, ainda, o facto de o atual Governo Regional não ter implementado um plano de ordenamento da orla costeira.

"A Madeira é a única região da Europa que não tem planos de ordenamento da orla costeira. O doutor Alberto João Jardim e o doutor Miguel Albuquerque nunca avançaram para permitir que os patos bravos façam autêntica pirataria na nossa costa", concluiu.

O PTP tem um deputado no parlamento regional.

As eleições legislativas regionais da Madeira decorrem no domingo, com 16 partidos e uma coligação a disputar os 47 lugares no parlamento regional.

PDR, CHEGA, PNR, BE, PS, PAN, Aliança, Partido da Terra-MPT, PCTP/MRPP, PPD/PSD, Iniciativa Liberal, PTP, PURP, CDS-PP, CDU (PCP/PEV), JPP e RIR são as 17 candidaturas validadas para estas eleições, com um círculo único.

Nas regionais de 2015, os sociais-democratas seguraram a maioria absoluta - com que sempre governaram a Madeira - por um deputado, com 24 dos 47 parlamentares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório