Meteorologia

  • 20 OUTUBRO 2019
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 18º

Edição

A sondagem que dá maioria absoluta ao PS de Costa

A última sondagem da SIC e Expresso dá 42% de intenções de voto ao Partido Socialista (PS).

A sondagem que dá maioria absoluta ao PS de Costa

Se as eleições legislativas fossem hoje, o Partido Socialista chegaria à maioria absoluta, de acordo com a última sondagem do ICS/ ISCTE para a SIC e Expresso, divulgada esta sexta-feira.

A menos de um mês das eleições legislativas, 42% dos portugueses afirmaram votar no PS, aumentando assim a distância do PSD, que estabilizou nos 23%.

Bloco de Esquerda e CDU caem, para os 9% e 6%, respetivamente.

Quanto ao CDS e ao PAN, segundo esta sondagem, mantêm a mesma intenção de voto: 5% disseram que votariam nos centristas, enquanto que 4% no PAN.

Este estudo de opinião foi realizado entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro com base em 801 entrevistas diretas e pessoais, sendo a margem de erro máxima de 3,5% e o nível de confiança de 95%.

Recorde-se que a sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios, revelada também esta sexta-feira, coloca o PS a dois deputados da maioria absoluta (114 e 37,9% dos votos), enquanto o PSD alcançaria 23,6% e 67 parlamentares, o pior resultado do partido em eleições legislativas.

O BE com 9,8% (18 deputados), a CDU com 8,6% (16), o CDS com 6,3% (16) e o PAN com 5,2% (seis deputados), fecham a representação na Assembleia da República dos partidos concorrentes às legislativas de 6 de outubro

O estudo feito pela Aximage para O Jornal Económico, por sua vez, indica que os socialistas alcançariam 38,4% dos votos, enquanto o PSD ficar-se-ia pelos 20,6%, o pior resultado de sempre em eleições para a Assembleia da República.

Na sondagem da Aximage, o PAN ultrapassa o CDS nas intenções de voto, 4,9% contra 4,6% dos centristas. O BE fica no terceiro lugar com 10,2% e a CDU com 5,4% fecham o leque dos partidos representados no parlamento.

A amostra da sondagem da Aximage para O Jornal Económico foi constituída por 985 entrevistas telefónicas realizadas entre 1 e 8 de setembro e a margem de erro é de 3,10%.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório