Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Madeira: Iniciativa Liberal quer recuperar conceito "pérola do Atlântico"

A candidatura da Iniciativa Liberal (IL) às eleições regionais na Madeira defendeu hoje uma maior promoção turística da ilha e a recuperação do conceito "pérola do Atlântico", assente no mar, na vegetação e no vulcanismo.

Madeira: Iniciativa Liberal quer recuperar conceito "pérola do Atlântico"
Notícias ao Minuto

13:37 - 13/09/19 por Lusa

Política Eleições

"O turismo é uma das ferramentas que podem alavancar muito mais o desenvolvimento da Madeira, com perspetivas de um futuro risonho e de maior prosperidade para todos", disse o cabeça de lista da IL, Nuno Morna, à Lusa.

O candidato falava à margem de uma ação de campanha que realizou hoje de manhã no Mercado dos Lavradores, no Funchal, local que escolheu para falar de turismo por ser um dos pontos turísticos da cidade.

"O mercado do Funchal tem essas duas valências: é um sítio onde muitos funchalenses vêm fazer as suas compras para o fim de semana e é um 'ex-libris' do turismo", explicou.

Nuno Morna defendeu a necessidade de "recuperar o conceito de 'pérola do Atlântico', sustentado por três vertentes: o 'blue' - azul do mar -, o 'green' - as serras e a vegetação luxuriante - e o 'black' - o vulcanismo, que é o que dá a geografia da ilha, que é, ao mesmo tempo, belíssima, mas também assustadora pelos enormes declives e pelas arribas que a Madeira tem".

"Baseado nessas três vertentes de promoção que desaguam naquilo que é uma joia única e irrepetível, achamos que deve ser sustentado o projeto de promoção e divulgação turística da Madeira", afirmou.

O partido Iniciativa Liberal (IL) concorre pela primeira vez às eleições legislativas na Madeira, com o assumido objetivo de ganhar o sufrágio, pelo que não equaciona alianças com outras forças políticas.

Humberto Nuno de Carvalho Homem e Morna Gomes, conhecido na Madeira como ator, produtor teatral e filho de uma das caras mais divulgadas da televisão regional, Maria Aurora.

Com 58 anos, Nuno Morna trabalha na NAV Portugal e está muito envolvido na vida cultural madeirense, nomeadamente no teatro, sendo fundador do COM.TEMA (Companhia de Teatro da Madeira).

Também participou em séries televisivas e foi apresentador de diversos programas da RTP Madeira, sendo extensa a lista de peças e projetos em que marcou presença.

As legislativas madeirenses decorrem em 22 de setembro.

PDR, CHEGA, PNR, BE, PS, PAN, Aliança, Partido da Terra-MPT, PCTP/MRPP, PPD/PSD, Iniciativa Liberal, PTP, PURP, CDS-PP, CDU (PCP/PEV), JPP e RIR são as 17 candidaturas validadas para estas eleições, com um círculo único.

Nas regionais de 2015, os sociais-democratas seguraram a maioria absoluta - com que sempre governaram a Madeira - por um deputado, com 24 dos 47 parlamentares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório