Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

CDS-PP alerta para desperdício de água na ilha da Madeira

O cabeça de lista do CDS-PP às eleições legislativas da Madeira, Rui Barreto, criticou hoje o desperdício de água diário na ilha, afirmando que está a destruir-se a agricultura porque há falta de água para a rega.

CDS-PP alerta para desperdício de água na ilha da Madeira
Notícias ao Minuto

21:15 - 12/09/19 por Lusa

Política Madeira

"Temos uma ilha tão abundante em água e tão abundante em desperdício. Temos concelhos que têm perdas de água superiores a 60%. Dou como exemplos o Funchal e Santa Cruz", disse Rui Barreto, acrescentando que há também "problemas com a distribuição de aquíferos" e com a falta de "reservatórios na captação, no transporte e na conservação de água para a agricultura".

"Está a destruir-se a agricultura porque temos falta de água", frisou.

O candidato falava aos jornalistas à margem da iniciativa "Happy Hour do Ambiente", que decorreu ao início da noite, no Funchal, e na qual participaram vários especialistas.

Afirmando que o "planeta é a nossa casa comum", o cabeça de lista centrista defendeu que todos se devem envolver porque este "não pode ser um assunto de um partido ou de alguns partidos".

"Os partidos, a sociedade civil, as associações, as escolas têm de criar uma grande consciência de que é possível ter desenvolvimento e progresso e compaginar isso com preocupações ambientais", defendeu.

Num alerta para os danos causados pela destruição ambiental, Rui Barreto afirmou que as "pessoas estão cansadas na Madeira de incêndios, de aluviões, de desregulação no que toca ao ambiente, de extração de inertes, de estradas que se querem construir dentro de um pulmão e dentro de uma laurissilva que é única à escala mundial".

"O CDS assume este tema como seu, mas acho que é um assunto que está acima dos partidos, que deve envolver toda a comunidade política e civil", reiterou.

As eleições legislativas regionais decorrem em 22 de setembro.

PDR, CHEGA, PNR, BE, PS, PAN, Aliança, Partido da Terra-MPT, PCTP/MRPP, PPD/PSD, Iniciativa Liberal, PTP, PURP, CDS-PP, CDU (PCP/PEV), JPP e RIR são as 17 candidaturas validadas para estas eleições, com um círculo único.

Nas regionais de 2015, os sociais-democratas seguraram a maioria absoluta - com que sempre governaram a Madeira - por um deputado, com 24 dos 47 parlamentares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório