CDS alerta para "grande risco" de país "virar completamente à esquerda"

A líder do CDS-PP defendeu hoje o voto moderado, nos centristas, nas legislativas de outubro, relativizou cenários de crise política, mas alertou para o "grande risco" de Portugal "virar completamente à esquerda".

Notícia

© Global Imagens

Lusa
10/09/2019 13:44 ‧ 10/09/2019 por Lusa

Política

Eleições

Apesar de desvalorizar as sondagens, algumas das quais admitem um cenário de um parlamento com dois terços de deputados das esquerdas, Assunção Cristas afirmou, em entrevista à Antena 1, que "uma inclinação muito grande à esquerda" introduziria "um grande desequilíbrio no sistema político-partidário".

Traduzindo, a presidente centrista sublinhou que, se isso acontecesse, a esquerda poderia fazer "uma revisão constitucional à esquerda" ou a nomeação de juízes para o Tribunal Constitucional, de cargos na área da justiça, como os conselhos superiores.

"Nós veríamos uma situação inédita de um país completamente virado à esquerda, com grande risco", afirmou, em entrevista à Antena 1, conduzida por Natália Carvalho, Assunção Cristas, que disse não acreditar muito nesse cenário avançado pelos estudos de opinião.

A líder do CDS relativizou os cenários de crise pós-eleições e o ambiente de tensão entre os partidos que apoiaram, no parlamento, o governo minoritário do PS nos último quatro anos, que disse tratar-se de uma "dramatização normal" de António Costa em período pré-eleitoral.

Porque "quem se entendeu no passado entende-se no futuro com muita facilidade", disse, quanto a uma eventual reedição de um entendimento à esquerda.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas