Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Madeira: Aliança desafia líder do PSD para debater "inverno demográfico"

O Aliança desafiou hoje o líder do PSD/Madeira a debater com os candidatos às eleições regionais o problema do "inverno demográfico" que o arquipélago vive com a diminuição da população.

Madeira: Aliança desafia líder do PSD para debater "inverno demográfico"
Notícias ao Minuto

20:15 - 09/09/19 por Lusa

Política Eleições

Em comunicado, esta força partidária, que tem como cabeça de lista Joaquim José Sousa, um professor nascido em 1973, refere que dedicou o segundo dia da campanha eleitoral para as regionais na Madeira ao contacto com as populações dos concelhos da Ribeira Brava e da Ponta do Sol, na zona oeste da ilha, tendo abordado "as diferentes problemáticas decorrentes do 'inverno' demográfico em que a Região Autónoma da Madeira está mergulhada".

Por isso, o Aliança lança neste documento o desafio ao líder do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, que é também recandidato à presidência do Governo Regional, "para debater, onde e quando este quiser, as problemáticas relacionadas com o 'inverno demográfico' que a Madeira atravessa".

O partido considera que esta situação vai representar "uma redução substancial do número de residentes nos próximos anos", indicando que, presentemente, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a população na região é na ordem dos 260 mil, mas vai decrescer para 210 mil em 2040.

"A acompanhar esta diminuição teremos um envelhecimento da população com uma diminuição dos jovens (65 anos) de 85%", acrescenta.

O Aliança questiona que "políticas e respostas" há "para esta profundo alteração que implicará a redução para metade dos jovens, por exemplo no sistema de ensino e no parque escolar do concelho".

Também pergunta qual será a reação a adotar com o acréscimo da população idosa para "o dobro", o que vai provocar "efeitos enormes no equilíbrio dos sistemas de saúde e de segurança social".

As estratégicas que devem ser desenvolvidas para atrair e reter jovens qualificados na Madeira é outro aspeto focado no comunicado do Aliança.

No documento, o cabeça de lista também "lamentou a falta de 'certezas nos seus programas' dos principais candidatos dos partidos do sistema, que os leva a que não queiram participar em debates" com as outras forças concorrentes às eleições legislativas regionais de 22 de setembro.

O partido sustenta ainda que para a construção de uma "sociedade mais justa está na hora de trocar o A de abstenção pelo A de Aliança".

Às eleições legislativas da Madeira concorrem 16 partidos e uma coligação que disputam os 47 lugares no parlamento regional.

PDR, CHEGA, PNR, BE, PS, PAN, Aliança, Partido da Terra-MPT, PCTP/MRPP, PPD/PSD, Iniciativa Liberal, PTP, PURP, CDS-PP, CDU (PCP/PEV), JPP e RIR são as 17 candidaturas validadas para estas eleições, com um círculo único.

Nas regionais de 2015, os sociais-democratas seguraram a maioria absoluta -- com que sempre governaram a Madeira - por um deputado, com 24 dos 47 parlamentares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório