Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Livre e Fado Bicha lançam música inspirada na candidata Joacine

Dupla de músicos fez uma música sobre a primeira mulher negra a encabeçar uma lista à Assembleia da República.

Livre e Fado Bicha lançam música inspirada na candidata Joacine

O partido Livre, liderado por Rui Tavares, lançou, em parceria com a dupla Fado Bicha, um vídeo de campanha com a música ‘O-sem-precedente’ inspirado em Joacine Katar Moreira, a primeira mulher afrodescendente a encabeçar uma lista à Assembleia da República.

Além da dupla Fado Bicha, constituída por Lila Fadista e João Caçador, esta música conta com a participação especial da rapper Telma Tvon, Xinobi e Teo.

Nas imagens é possível ver Rui Tavares e a cabeça de lista do Livre pelo círculo eleitoral de Lisboa, Joacine Katar Moreira, de 37 anos, a cantarem e dançarem.

Já a letra na música brinca com assuntos sérios, desmistificando vários temas que podem ser, para algumas pessoas, algo constrangedores.

Logo no início, a dupla faz um trocadilho com o nome da candidata, que chega a ser trocado por Juriceme ou Jupilene. De seguida, a canção traça uma viagem pelo currículo de Joacine, que quer “dar um pontapé no estaminé” e que “trabalhou desde os 16” a “fazer camas de hóteis”.

A música fala ainda da “gaguez eloquente” da candidata que sofre desta perturbação de fluência da fala, mas que não a inibe de ser candidata ao Parlamento.

Joacine é natural da Guiné-Bissau, mas mora desde os oito anos em Portugal. É fundadora do INMUNE - Instituto da Mulher Negra em Portugal e já foi candidata pelo Livre em 2015. É licenciada em História Moderna e Contemporânea, com um mestrado em Estudos do Desenvolvimento e doutoramento em Estudos Africanos.

No início do verão, o Notícias ao Minuto esteve à conversa com a candidata do Livre. Recorde aqui a entrevista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório