Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

"Estou seguro que Elisa Ferreira tem competências para honrar Portugal"

Reunião entre António Costa e Elisa Ferreira já terminou. Primeiro-ministro não quis avançar com que pasta irá ficar a candidata de Portugal a comissária europeia.

"Estou seguro que Elisa Ferreira tem competências para honrar Portugal"
Notícias ao Minuto

12:30 - 29/08/19 por Natacha Nunes Costa com Lusa

Política Comissão Europeia

A reunião entre António Costa e Elisa Ferreira, que teve lugar no Palácio de São Bento, em Lisboa, já terminou. 

Depois de estarem reunidos durante alguns minutos, o primeiro-ministro e a recém-nomeada a comissária europeia por parte de Portugal, falaram com os jornalistas onde trocaram palavras de agradecimento.

António Costa começou por recordar o currículo de Elisa Ferreira, dando-lhe toda a confiança para ocupar este cargo europeu.

"É uma mulher que tem não só largo conhecimento sobre Portugal, como um vasto currículo e experiência europeia [...]. Estou seguro que será alguém que tem todas as competências para honrar Portugal enquanto comissária e queria aqui reformular as melhores felicidades", disse o primeiro-ministro, sem, contudo, querer divulgar que pasta será entregue a Elisa Ferreira.

"A única coisa que posso dizer é que é uma pasta em que seguramente Elisa Ferreira fará um excelente papel e que é uma pasta que corresponde aquilo que são os interesses próprios de Portugal no contexto da UE e do contributo que podemos dar", fez sobressair o líder do Executivo.

António Costa admitiu no entanto que a escolha de Elisa Ferreira, implica, em si, que a pasta será numa área adequada ao perfil da economista.

"O perfil de Elisa Ferreira exclui à partida a probabilidade de ir desempenhar pelouros que, independentemente da sua competência politica, porventura exigiriam outro tipo de competências, como por exemplo a área da justiça, dos assuntos internos, das migrações, para as quais teríamos escolhido uma pessoa com outro perfil", certificou.

"No momento próprio Ursula Von der Leyen anuciará", insistiu.

Já Elisa Ferreira começou por agradecer ao Chefe de Governo “a confiança” que depositou em si e realçou que é “com muito gosto” que se candidata como comissária europeia.

“É para mim uma grande honra. Gostava de agradecer essa confiança. É importante reforçar que o processo ainda não está completo, mas só ser candidata é uma grande honra”, disse, acrescentando que está comprometida, com os europeus, mas sem nunca esquecer os portugueses.

Comprometo-me a por toda a minha capacidade, experiência e esforço pessoal a representar este cargo. Comprometo-me com os cidadãos europeus em geral, mas os cidadãos portugueses em particular porque um Portugal mais estável é uma peça fundamental para a Europa”, prometeu.

Elisa Ferreira foi nomeada por António Costa para substituir Carlos Moedas que era há cinco anos comissário europeu. O novo elenco europeu é votado no final de outubro. Só nessa altura é que se deve saber que pasta foi atribuída a Elisa Ferreira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório