Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Tribunal recusa lista da Iniciativa Liberal por excesso de mulheres

A violação da lei das quotas obrigou o partido de Carlos Guimarães Pinto a reformular a lista apresentada pelo círculo de Portalegre. Partido apresentou uma lista com demasiadas mulheres em comparação com o número de homens.

Tribunal recusa lista da Iniciativa Liberal por excesso de mulheres
Notícias ao Minuto

19:05 - 27/08/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política Eleições Legislativas

A lista de candidatos às eleições legislativas que o Iniciativa Liberal apresentou no círculo de Portalegre foi chumbada.

“O Tribunal da Comarca de Beja exigiu que o partido substituísse algumas das mulheres da sua lista por homens de forma a cumprir a lei das quotas”, faz saber, esta terça-feira, o Iniciativa Liberal.

Para não colocar em causa a candidatura do partido do sufrágio de outubro próximo, Carlos Guimarães Pinto vai proceder à alteração.

“Apesar de não concordarmos com a lei iremos substituir duas mulheres na lista por dois homens. Não iremos deixar de dar aos eleitores de Portalegre a possibilidade de votar na Iniciativa Liberal apenas por discordarmos da lei", explicou o responsável.

Recorde-se que o Iniciativa Liberal foi fundado em dezembro de 2017, razão pela qual esta será a primeira vez que irá concorrer às eleições legislativas.

No sufrágio europeu de maio passado, o partido recolheu apenas 0,88% das preferências dos eleitores, o que se traduz em 29.120 votos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório