Tribunal recusa lista da Iniciativa Liberal por excesso de mulheres

A violação da lei das quotas obrigou o partido de Carlos Guimarães Pinto a reformular a lista apresentada pelo círculo de Portalegre. Partido apresentou uma lista com demasiadas mulheres em comparação com o número de homens.

Notícia

© Global Imagens

Patrícia Martins Carvalho
27/08/2019 19:05 ‧ 27/08/2019 por Patrícia Martins Carvalho

Política

Eleições Legislativas

A lista de candidatos às eleições legislativas que o Iniciativa Liberal apresentou no círculo de Portalegre foi chumbada.

“O Tribunal da Comarca de Beja exigiu que o partido substituísse algumas das mulheres da sua lista por homens de forma a cumprir a lei das quotas”, faz saber, esta terça-feira, o Iniciativa Liberal.

Para não colocar em causa a candidatura do partido do sufrágio de outubro próximo, Carlos Guimarães Pinto vai proceder à alteração.

“Apesar de não concordarmos com a lei iremos substituir duas mulheres na lista por dois homens. Não iremos deixar de dar aos eleitores de Portalegre a possibilidade de votar na Iniciativa Liberal apenas por discordarmos da lei", explicou o responsável.

Recorde-se que o Iniciativa Liberal foi fundado em dezembro de 2017, razão pela qual esta será a primeira vez que irá concorrer às eleições legislativas.

No sufrágio europeu de maio passado, o partido recolheu apenas 0,88% das preferências dos eleitores, o que se traduz em 29.120 votos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas