Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Membros do Aliança ocupam sede da ERC. É uma "ocupação pacífica"

Cerca de 50 pessoas estiveram, esta terça-feira, na sede da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) como forma de protesto.

Membros do Aliança ocupam sede da ERC. É uma "ocupação pacífica"
Notícias ao Minuto

17:01 - 27/08/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política protesto

Os militantes do partido Aliança, presidido por Pedro Santana Lopes, protestaram esta terça-feira em Lisboa contra aquele que dizem ser um tratamento desigual de que o partido é vítima quando comparado com a atenção mediática dada aos restantes partidos.

A notícia foi avançada pela edição online do Expresso a quem Santana Lopes disse que em causa está a "luta pela liberdade de imprensa, pelo direito a informar e a ser informado".

No total, foram cerca de 50 as pessoas as que se deslocaram à sede da ERC para fazer uma "ocupação pacífica" em protesto pelo desigual tratamento mediático que, garantem, existe nos órgãos de comunicação social portugueses e prejudica o partido.

Ainda em declarações ao Expresso, Pedro Santana Lopes assegurou que, caso não haja uma alteração de comportamento por parte dos media nacionais, irá levar o seu protesto até às "entidades internacionais".

Já em maio, aquando das eleições europeias, o presidente da Aliança havia-se mostrado descontente com o facto de o seu partido não ter sido convidado para os debates com os partidos que têm assento parlamentar. Agora, a esta questão junta ainda o facto de o Aliança ter levado a cabo a iniciativa oito semanas temáticas sem que uma "única televisão" aparecesse para fazer a cobertura mediática do evento.

Em oposição, disse também ao Expresso, o "primeiro-ministro vai à Estrada Nacional 2 e são notícias todos os dias...".

Apesar de a crítica ser generalizada a todos os órgãos de comunicação social, Santana Lopes aponta a mira à RTP que, por ser uma estação de televisão pública, tem "obrigações acrescidas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório