Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Operação de combate ao tráfico de droga no Porto é "insuficiente"

A CDU considerou hoje que a megaoperação da PSP de combate ao tráfico de droga em quatro bairros municipais do Porto, que resultou em nove detenções e na apreensão de droga e armas, é "positiva", mas "insuficiente".

Operação de combate ao tráfico de droga no Porto é "insuficiente"
Notícias ao Minuto

13:53 - 27/08/19 por Lusa

Política CDU

Em comunicado, aquela força política volta a defender a implementação de "um verdadeiro programa de Emergência Social", lembrando que "também no bairro do Aleixo se fizeram inúmeras ações policiais deste género, sem que o problema tivesse sido resolvido".

A megaoperação antidroga realizada hoje em quatro bairros da zona da Pasteleira, no Porto, resultou na detenção de nove pessoas, bem como na apreensão de uma "quantidade substancial" de drogas e de algumas armas e 10 mil euros, disse fonte oficial da PSP.

"A operação policial que agora se desenvolveu, e que indicia o combate ao tráfico de droga, deve ser encarada como positiva. Mas a CDU considera que esta ação é insuficiente", afirma a coligação na nota.

Deste modo, acrescenta a CDU, "é essencial implementar, como defendeu publicamente [a coligação] em 19 de julho, um verdadeiro programa de Emergência Social" que inclua, entre outras medidas, a formação de equipas multidisciplinares, assegurando a sua intervenção em zonas com maior concentração populacional e apoiando a integração e inclusão através de "propostas de animação cultural e desportiva, de educação social e cultural", garantindo, em simultâneo, policiamento de proximidade.

Aquela força política defende ainda que o referido programa deve dar "prioridade à reabilitação de equipamentos e ao arranjo urbanístico das zonas mais fragilizadas, onde o medo se está a instalar, para que se recupere a confiança dos moradores e estes não se sintam abandonados, nem se ceda o território às atividades ilícitas e aos seus promotores".

Para além disso, a CDU entende que é necessário informar o Governo da gravidade da situação e propor a criação de um programa integrado de intervenção nas zonas de forte concentração de bairros municipais e do IRHU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana), que envolva a Câmara do Porto, juntas de freguesia, assim como vários organismos públicos.

"Só com este plano integrado será possível repor e melhorar as condições de vida nestes como em outros bairros da cidade, situação que não se compagina com o depauperamento das forças policiais da cidade, quer em termos de efetivos, quer em termos de meios", sublinha a CDU, realçando ter sido a primeira força política a denunciar a situação vivida nos bairros de Pinheiro Torres e da Pasteleira Nova.

Na nota, a coligação relembra também que sempre afirmou que a "demolição do bairro do Aleixo (decidida pela coligação PSD/CDS com o apoio do PS e implementada, na sua fase final, pelo Movimento de Rui Moreira), não levaria ao fim do flagelo do tráfico de droga, antes o disseminando por outros bairros".

Esta situação, que "infelizmente se confirmou", acrescenta a CDU, "tornou mais evidente que a justificação da demolição do bairro do Aleixo, ao contrário do propagandeado pelos autores da decisão, não era o combate ao tráfico de droga, mas simplesmente uma operação de especulação imobiliária baseada no conceito de que os terrenos com boas vistas devem ser reservados dos cidadãos com maiores posses económicas".

A operação da PSP, que foi iniciada cerca das 7h00 e que pelas 11h00 ainda decorria, incidiu nos bairros Pinheiro Torres, Pasteleira Nova, Pasteleira Velha e Lordelo do Ouro, envolvendo mais de 150 operacionais e a realização de 26 buscas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório