Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Dezassete partidos apresentaram candidatura por Vila Real

Dezassete partidos apresentaram candidatura às legislativas de outubro pelo círculo eleitoral de Vila Real, que elege cinco deputados e onde os maiores partidos repetem os cabeças de lista, Luís Leite Ramos (PSD) e Ascenso Simões (PS).

Dezassete partidos apresentaram candidatura por Vila Real
Notícias ao Minuto

12:55 - 27/08/19 por Lusa

Política Eleições Legislativas

O PSD volta a apostar no professor universitário de 57 anos, Luís Leite Ramos, que há quatro anos encabeçou a lista da coligação PSD-CDS/PP, vencedora das eleições no distrito com 51,02% dos votos e que elegeu três deputados.

O deputado e gestor Ascenso Simões, 56 anos, é também o cabeça de lista pelo PS, partido que nas anteriores eleições elegeu dois deputados e obteve 33,07% dos votos.

Para as eleições de 6 de outubro, o CDS-PP aposta no engenheiro do ambiente Patrique Alves, 38 anos, que nasceu em França e reside em Vila Real, enquanto a escolha do Bloco de Esquerda (BE) recaiu sobre Mariana Falcato Simões, uma administrativa de 41 anos que é natural de Lisboa e reside também na capital do distrito transmontano.

Manuel Cunha, médico de 55 anos e residente em Chaves, é a escolha da CDU para encabeçar a lista às legislativas e o PAN -- Pessoas Animais e Natureza aposta em José Castro, um professor de 54 anos, que é natural de Vila Real e residente em Amarante.

Quanto aos partidos sem representação parlamento, a lista do Partido Nacional Renovador (PNR) é liderada por Isabel Montalvão e Silva, uma reformada de 62 anos que vive em Alcabideche, e o RIR -- Partido Reagir, Incluir e Reciclar aposta no independente João Cabeço, engenheiro de 68 anos que é natural de Alijó.

A Aliança candidata Maria João Gaspar, professora universitária de 45 anos que reside em Vila Real, o Partido Democrático Republicano (PDR) aposta em Lígia Cruz, médica de 65 anos que vive em Vila Nova de Gaia e o Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP) escolheu Miguel Carvalho, 68 anos, agricultor e natural de Vila Verde da Raia, concelho de Chaves.

Por sua vez, a Iniciativa Liberal (IL) escolheu como cabeça-de-lista Rui Paiva, um gestor de 53 anos que reside em Lisboa, o Partido Popular Monárquico (PPM) designou Silvia Correia, farmacêutica de 40 anos que vive em Viseu, e, pelo Nós, Cidadãos!, candidata-se Orlando Cruz, natural de Leça do Balio, com 67 anos e diretor da Rádio Alfa 1.

Daniela Carvalho, 39 anos, consultora imobiliária e natural de Santarém, foi a escolha do Partido Trabalhista Português (PTP) para o círculo eleitoral de Vila Real, a independente Teresa Rebelo, de 55 anos, consultora imobiliária, natural de Sabrosa e residente em Camarate, encabeça a lista pelo Livre, e, pelo Chega, candidata-se José Dias, um jurista de 54 anos, natural e residente em Vila Pouca de Aguiar.

Nas eleições legislativas de 2015, o número de eleitores inscritos foi de 228.497 e a taxa de abstenção atingiu os 51,74% neste distrito. Nesse ano foram 14 os partidos que concorrem às eleições pelo círculo de Vila Real.

Para as legislativas de 2019 estão inscritos 219.112 eleitores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório