Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Principais partidos repetem cabeças de lista em Setúbal

Ana Catarina Mendes (PS), Nuno Carvalho (PSD), Francisco Lopes (CDU), Joana Mortágua (BE) e Nuno Magalhães (CDS/PP), são os cabeças de lista indicados pelos principais partidos políticos no distrito de Setúbal para as próximas eleições legislativas de 06 de outubro.

Principais partidos repetem cabeças de lista em Setúbal
Notícias ao Minuto

12:06 - 27/08/19 por Lusa

Política Eleições Legislativas

O cabeça de lista do PSD, Nuno Carvalho, que sucede a Maria Luís Albuquerque, é a única novidade neste grupo em que PS, CDU e BE repetem os cabeças-de-lista que apresentaram nas eleições legislativas de 2015, que o PS venceu com 34,41% dos votos e a eleição de sete dos dezoito deputados do distrito.

Nuno Magalhães também volta a o primeiro da lista do CDS/PP em Setúbal. Há quatro anos, Nuno Magalhães não foi cabeça-de-lista porque PSD e CDS concorreram juntos às legislativas de 2015, mas foi o primeiro nome do CDS/PP na lista conjunta dos dois partidos, logo a seguir a Maria Luís Albuquerque e Bruno Vitorino (ambos do PSD).

Num distrito com uma clara maioria de esquerda, em que PS (34,41%), CDU (18,80%) e BE (13,05%) contam com mais de 66% dos votos expressos nas últimas eleições legislativas, e a coligação de direita PSD/CDS 22,59% dos votos, não se preveem facilidades para os restantes partidos, sendo certo que serão os eleitores a ditar os resultados de cada uma das forças políticas, partidos ou coligações, que se submetem a sufrágio.

À espreita de eleger um deputado por Setúbal está o PAN, Pessoas Animais e Natureza, que há quatro anos registou uma votação de 1,93%, insuficiente para eleger aquele que teria sido o seu primeiro deputado de Setúbal, tarefa que foi agora entregue à cabeça-de-lista Maria Cristina Pacheco Rodrigues.

De mediador do sindicato de motoristas de matérias perigosas a cabeça-de-lista do Partido Democrático Republicano (PDR) por Setúbal, Bruno Fialho também alimenta a esperança de ser eleito no próximo dia 6 de outubro.

Empresário e antigo emigrante na Suíça, Carlos Medeiros lidera a lista do Aliança, de Pedro Santana Lopes, um partido que diz ser de uma "direita moderada" e que também parte com a esperança de ser eleito num distrito que continua a ser uma fortaleza da esquerda.

Desafio difícil também para os cabeças-de lista do PNR (Partido Nacional Renovador), João Carlos Patrocínio, e do PURP (Partido Unido dos Reformados e Pensionistas), Dário Fonseca, bem como para os r5estantes partidos que concorrem às próximas legislativas.

Ana Raposo Marques (LIVRE), José Afonso (MAS-Movimento Alternativa Socialista), Diogo Prates (IL-Iniciativa Liberal) e António Manuel Rosa Carvalho (RIR-Reagir, Incluir, Reciclar), também assumem o primeiro lugar das listas dos respetivos partidos.

São também cabeças-de-lista por Setúbal Carlos Manuel Martins (Nós Cidadãos), Jorge Manuel da Silva Ângelo (Partido Popular Monárquico), Rute Miriam Inácio (Partido Trabalhista Português), Vítor Manuel Pinto Lobão (Movimento Partido da Terra), Nuno Manuel Pinto Afonso (CHEGA) e Leonel Eusébio Coelho (PCTP/MRPP).

De acordo com o sorteio realizado hoje no Palácio da Justiça em Setúbal, os diferentes partidos vão aparecer nos boletins de voto pela seguinte ordem:

1-RIR

2-PURP

3-PNR

4-PAN

5-NOS CIDADÃOS

6-LIBRE

7-PPM

8-PS

9-CDS/PP

10-PDR

11-ALIANÇA

12-PTP

13-MAS

14-BE

15-CDU

16-IL

17-MPT

18-CHEGA

19-PCTP/MRPP

20-PSD

Recomendados para si

;
Campo obrigatório