Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Iniciativa Liberal assume-se como "verdadeira voz da oposição"

O líder do partido Iniciativa Liberal quer eleger pela primeira vez deputados para o parlamento e critica o PS por ter "perdido uma oportunidade" de fazer crescer o país e os adversários por não fazerem verdadeira oposição.

Iniciativa Liberal assume-se como "verdadeira voz da oposição"
Notícias ao Minuto

14:15 - 23/08/19 por Lusa

Política Legislativas

Antevendo uma vitória de António Costa nas eleições legislativas de outubro, Carlos Guimarães Pinto considerou que as outras forças políticas estão mais preocupadas em posicionar-se como parceiras de coligação do que em fazer "verdadeira oposição".

"Acho que todos já assumiram que o PS vai ganhar as eleições, portanto, os outros partidos estão mais preocupados em posicionar-se como futuros parceiros de coligação do que em fazer oposição. Daí ser importante ter um partido com uma visão diferente no parlamento", disse após ter entregado as listas pelo círculo eleitoral do Porto.

Para Guimarães Pinto, ter socialistas no Governo "é sempre uma péssima notícia". A Iniciativa Liberal é a "alternativa e a voz da oposição", sustentou.

A Iniciativa Liberal tem uma visão alternativa do que tem de ser o papel do Estado nas vida das pessoas, assente numa visão descentralizada do país, redução da carga fiscal e maior liberdade de escolha dos cidadãos, vincou.

O centralismo é um "campo fértil" para a corrupção quando se concentra demasiado poder no Estado, acrescentou.

Por esse motivo, prosseguiu, nunca como agora foi tão importante ter um partido liberal no boletim de voto e na Assembleia da República.

Sobre o Governo, Carlos Guimarães Pinto classifica-o como uma "oportunidade perdida" porque dificilmente existirão nos próximos quatro anos um ambiente económico igual, ambiente esse que o executivo de António Costa não soube aproveitar, considera.

"Não crescemos tanto como outros países da União Europeia e ainda ficamos satisfeitos com crescimentos medíocres, mas na verdade estamos ainda mais frágeis", ressalva.

Sobre o facto de a antiga militante do PSD Zita Seabra ser a mandatária nacional do partido, o dirigente fala numa "mais-valia tremenda".

O Iniciativa Liberal, constituído oficialmente em dezembro de 2017, concorre pela primeira vez às eleições legislativas e vai apresentar listas em todos os círculos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório