Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Fim da greve é um "alívio" porque "isto podia dar muito para o torto"

A greve dos motoristas de matérias perigosas foi desconvocada, ao final da tarde de domingo, após o plenário de trabalhadores. Antes, já os motoristas de mercadorias haviam tomado a mesma decisão.

Fim da greve é um "alívio" porque "isto podia dar muito para o torto"
Notícias ao Minuto

10:05 - 19/08/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política Ana Gomes

O facto de a greve dos motoristas, iniciada na segunda-feira da semana passada, ter chegado ao fim é um “alívio” para Ana Gomes e para “todos os portugueses”, pois “isto ainda podia dar muito para o torto se fosse prolongada”.

A opinião da ex-eurodeputada foi tornada pública, no domingo à noite, no seu espaço de comentário na antena da SIC Notícias.

Ana Gomes considera que a greve terminou porque os “trabalhadores reconheceram que ela não era mais sustentável” e agora “é bom que percebam que fizeram erros de juízo e de avaliação ao lançar a greve nestas condições, divididos”.

E acabaram ainda mais divididos, isolados, sem ganhos efetivos, deixando-se instrumentalizar por quem queria promover-se, o advogado senhor 'Pardal da Trotinete'

Relativamente à postura do Governo assumida durante os sete dias de greve, a socialista fez um balanço positivo, embora tenha apontado alguns “excessos” ao Executivo, sendo o mais flagrante o “não se demarcar suficientemente da ANTRAM, uma vez que “para ser um negociador eficaz e fazer pressão para que as partes negociassem era importante descolar”.

“Excesso” foi ainda a “utilização das Forças Armadas” que Ana Gomes considera que “não era necessária”, sendo até “perigosa”.

Por fim, a ex-eurodeputada defendeu a necessidade de se apostar em “transportes alternativos” para que, numa situação semelhante à desta última semana, o combustível e as mercadorias possam ser transportadas para que o “país não fique refém outra vez deste setor”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório