Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

"SNMMP é o grande derrotado. Teve entradas de leão e saídas de sendeiro"

Luís Marques Mendes não tem dúvidas que o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas “é o grande derrotado” da greve que terminou este domingo e diz mais: “Há 15 dias poderiam ter saído ganhadores”.

"SNMMP é o grande derrotado. Teve entradas de leão e saídas de sendeiro"
Notícias ao Minuto

22:40 - 18/08/19 por Natacha Nunes Costa

Política Marques Mendes

O social-democrata Luís Marques Mendes não tem dúvidas que o grande derrotado da greve dos motoristas que, este domingo, ao sétimo dia, terminou, é o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), cujo porta-voz e vice-presidente é Pardal Henriques.

Durante o seu espaço de comentário semanal na SIC, Marques Mendes afirmou que a decisão de desconvocar a greve foi uma “boa” mas, garantiu, o sindicato também “não tinha alternativa”, pois estava “muito enfraquecido, muito fragilizado, muito isolado”.

Assim sendo, em termos de balanço, para o social-democrata “os camionistas ganharam, saíram vitoriosos”, mas o sindicato de “Pardal Henriques é o grande derrotado. Perdeu em toda a linha. Teve entradas de leão e saídas de sendeiro”.

E porque é que os camionistas ganharam e o SNMMP perdeu? Marques Mendes não tem dúvidas. “Porque a Fectrans e o SIMM fizeram, entretanto, acordos com a ANTRAM, sob o patrocínio do Governo. E com esses acordos, os camionistas garantiram bons aumentos salariais, entre 10% e 20% , o que são justos. E, portanto, por força de outros dois sindicatos, que não o de Pardal Henriques, os camionistas vêm a sua situação melhorada”.

Além disso, o antigo ministro dos Assuntos Parlamentares recorda que a mediação que o SNMMP aceitou agora, “como pretexto para desconvocar a greve”, é a mesma que recusou há 15 dias. O que os faz ficar numa posição ainda mais “fragilizada”.

Se há 15 dias tinham aceitado a proposta do ministro Pedro Nuno Santos saiam por cima, saiam ganhadores e negociavam em melhores condições do que vão negociar agora, porque agora estão fragilizados”, concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório