Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Zita Seabra troca PSD para ser mandatária do Iniciativa Liberal

A antiga militante do PSD Zita Seabra vai ser a mandatária nacional da candidatura do partido Iniciativa Liberal (IL), que concorre pela primeira vez às eleições legislativas em 06 de outubro, foi hoje anunciado.

Zita Seabra troca PSD para ser mandatária do Iniciativa Liberal
Notícias ao Minuto

14:09 - 17/08/19 por Lusa

Política Partidos

"Hoje temos um país estagnado e embrulhado numa teia de interesses que se estende a todos os grandes partidos. Nestas circunstâncias, acredito que a vontade de mudança que o país precisa está nas pessoas da Iniciativa Liberal, pessoas que vêm de fora da política, com ideias novas", disse Zita Seabra, citada num comunicado do IL.

Zita Seabra foi deputada à Assembleia da República de 1975 e 1988.

"Quando o país sofria com o Estado Novo, foi no PCP que encontrei a vontade para mudar. Quando ficou claro que esse era um modelo falhado e precisávamos de um país moderno e europeu, foi no PSD que encontrei esse ímpeto de mudança", refere a mandatária do IL.

De acordo com Zita Seabra, as novas ideias a apresentar "são ideias que permitiram a muitos países, incluindo países do antigo bloco de leste, crescerem nos últimos anos".

Para o líder da Iniciativa Liberal, Carlos Guimarães Pinto, a mandatária é "alguém que percebe melhor do que ninguém a realidade política portuguesa", sendo uma pessoa "que, desde os tempos do Estado Novo, sempre demonstrou muita coragem política, mesmo quando partilhava uma ideologia oposta" à do IL.

O cabeça de lista pelo Porto acrescenta ainda que é "uma honra" poder contar com Zita Seabra como mandatária.

Em comunicado à imprensa, o Iniciativa Liberal explica que a principal missão do partido é a defesa dos cidadãos, apresentando-se como um partido de "defesa das ideias liberais e da consolidação das mesmas a nível nacional".

O IL concorre pela primeira vez às eleições legislativas e vai apresentar listas em todos os círculos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório