Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

RIR estreia-se a querer eleger deputados e negociar presidente do Governo

A eleição de deputados para o parlamento madeirense é o objetivo do Reagir, Incluir e Reciclar (RIR), disse hoje o líder do partido, defendendo a "negociação" do candidato a presidente do Governo Regional se não houver maioria absoluta.

RIR estreia-se a querer eleger deputados e negociar presidente do Governo
Notícias ao Minuto

12:51 - 08/08/19 por Lusa

Política Madeira

"O RIR está disposto a viabilizar qualquer governo [regional], agora não está disposto a ceder a Miguel Albuquerque (PSD) ou Paulo Cafôfo (PS). Vamos negociar o candidato, simplesmente isso", declarou o cabeça de lista do partido que se estreia nas legislativas regionais de 22 de setembro, depois de entregar a lista da candidatura no Tribunal da Comarca da Madeira.

O responsável do RIR na Madeira, que se desfiliou do Partido da Terra-MPT, que representou no parlamento regional e como deputado municipal na Câmara do Funchal, salientou que esta força política "tem um desafio que é fazer e procurar fazer melhor do que os outros têm feito até agora".

"Nós vamos eleger deputados e vamos fazer a diferença neste Governo Regional", afirmou o responsável.

Roberto Vieira realçou: "Paulo Cafôfo é candidato (PS) a deputado regional, Miguel Albuquerque é candidato (PSD) a deputado regional, eu sou candidato a deputado regional".

Por isso, argumentou que todos são apenas "candidatos a deputados e, de repente, pode até acontecer que nenhum destes candidatos seja presidente do Governo [da Madeira], basta que seja um deputado a decidir e querer que seja outro o candidato ao Governo".

"Esta história de dizer que sou candidato ao Governo [Regional], como Miguel Albuquerque e Paulo Cafôfo, é mais uma falácia", opinou.

O cabeça de lista do RIR apontou que o objetivo do partido é "eleger deputados, é fazer diferente, não estar a namorar à esquerda e à direita".

Roberto Vieira acrescentou que este cenário acontece com candidatos, "muitas vezes, colados a grupos económicos, poderosos nesta terra [Madeira], com promessas de mudança e, quando se vai ver, a mudança é a mesma, os grupos económicos continuam a controlar a Madeira e a mandar na Madeira".

O responsável apontou que o partido RIR "fará a diferença na Assembleia Regional e como partido na região para denunciar todas estas situações e defender as pessoas em primeiro lugar".

Quanto às linhas ideológicas desta força política, composta por independentes dos 18 aos 85 anos, de todas as profissões, são "o humanismo e ter as pessoas em primeiro lugar".

Criticou o que classificou de "escândalo" de alguns que se "colam ao poder para ganharem milhares", enquanto os que trabalharam uma vida apenas recebem 600 ou 700 euros por mês.

Roberto Vieira mencionou que as "pessoas estão a aderir" a este novo projeto político e "não foi difícil fazer as listas".

"Nós precisávamos de 94 assinaturas e tivemos cento e tal assinaturas em dois, três dias", acrescentou, sublinhando que, se houver mobilização e os elemento do RIR conseguirem passar "a mensagem à população que está descontente, que já não acredita em políticos, nem em política e mostrar que vai fazer melhor e diferente, vai com certeza eleger deputados", concluiu.

Roberto Vieira, Pedro Miguel Neves, Liana Reis, Mauro Capelo, Vanessa Faria Fernandes são os cinco primeiros candidatos da lista do RIR na Madeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório