Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Ensino Superior: Proposta do CDS "é um insulto ao papel do Estado Social"

A proposta do CDS apresentada esta terça-feira por Assunção Cristas mereceu duras críticas da Esquerda.

Ensino Superior: Proposta do CDS "é um insulto ao papel do Estado Social"
Notícias ao Minuto

08:45 - 31/07/19 por Melissa Lopes

Política CDS

A proposta foi apresentada esta terça-feira por Assunção Cristas. Quem não tenha nota suficientemente alta para entrar na universidade pública, deve poder pagar para entrar a custo de mercado.

Uma ideia que colheu desde logo acérrimas críticas à Esquerda.

O bloquista Luís Monteiro, por exemplo, resumiu a proposta da seguinte forma:

“Um jovem pobre que não consiga entrar no Ensino Superior, fica de fora. Um jovem rico paga e entra. Simples, não é? É simples e, já agora, multiplica as desigualdades sociais já existentes no acesso ao Ensino Superior. Um insulto ao papel do Estado Social”.

E concluiu: “É o CDS atrás da maior carga fiscal de sempre. É a Direita a querer voltar a desgovernar o país”.

Moisés Ferreira, também do BE, ironizou a proposta simulando um discurso.

“Universidade à moda do CDS: - Ora bom dia. Então o que vai ser hoje?; - A quanto é que está Medicina este ano?; - Tem saído muito bem. O preço está alto, mas vale a pena que é fresquinha. Não encontra disto em mais lado nenhum. Mas olhe que a Engenharia também não vai mal. Já experimentou? ; - Olhe, mande vir uma de Medicina aqui para o a Salvador Maria e meia de Veterinária para a Maria Miguel que ela só quer experimentar. E traga o terminal multibanco, se faz favor!”

Do lado do PS, Filipe Neto Brandão, criticou a proposta centrista afirmando: “Não entra pelo mérito escolar, entra pela capacidade económica”.

“Ei-lo, o CDS a ser CDS”, frisa, lembrando que é “claro que já existe ensino superior, onde quem paga entra”. “Mas como este é aquilo que se sabe - e o CDS sabe-o também -, o CDS quer que quem tenha capacidade económica nunca fique de fora do ensino público, independentemente do desempenho escolar”

Recomendados para si

;
Campo obrigatório