Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

PCP questiona precários que persistem em laboratórios do Estado

O PCP pediu hoje a admissão nos quadros de centenas de trabalhadores dos laboratórios do Estado, destacando os 111 do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que tiveram parecer favorável, mas ainda estão precários.

PCP questiona precários que persistem em laboratórios do Estado
Notícias ao Minuto

13:25 - 30/07/19 por Lusa

Política PCP

Numa série de questões dirigidas ao Governo, o grupo parlamentar comunista quer saber quando e que destino vai o Governo dar aos trabalhadores "que continuam com as suas vidas em suspenso" à espera que o Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP) lhes seja aplicado, "seja por falta de homologação ou por falta de abertura do respetivo concurso".

No caso do LNEC, há "111 pareceres favoráveis a aguardar homologação", incluindo "25 bolsas já cessadas", mas há ainda 26 precários no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, 34 no Instituto Português do Mar e da Atmosfera, 15 no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, 15 no Laboratório Nacional de Energia e Geologia, 05 no Instituto Hidrográfico e 02 na Direção-geral do Território.

Os dados constam de uma carta aberta que os trabalhadores endereçaram ao grupo parlamentar, que lembra o ministro das Finanças que disse em abril passado que os concursos para integração de precários dos laboratórios do Estado estariam abertos em maio.

O PCP considera urgente que o Governo tome medidas para que a cada posto de trabalho corresponda "de facto, um vínculo efetivo em todas as carreiras da Administração Pública e em todos os laboratórios do Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório