Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

CDS quer vagas adicionais para alunos que ficam fora do Ensino Superior

A líder centrista Assunção Cristas anunciou, esta terça-feira, as propostas do programa eleitoral do CDS direcionadas para jovens e idosos.

CDS quer vagas adicionais para alunos que ficam fora do Ensino Superior
Notícias ao Minuto

13:29 - 30/07/19 por Filipa Matias Pereira

Política Ensino Superior

Em conferência de imprensa ao final da manhã desta terça-feira, Assunção Cristas anunciou as propostas do programa eleitoral do CDS que visam os jovens e os idosos.

Ora, para contornar os 'numerus clausus', modelo que estabelece um número máximo de alunos que podem entrar em cada curso superior, o CDS propõe que os alunos que fiquem fora dessa lista possam, ainda assim, integrar a instituição de ensino superior. Para tal, explicou Cristas, podem ser "criadas, dentro do quadro de autonomia, vagas adicionais para que os alunos possam aceder, de acordo com as regras do concurso nacional de acesso, pagando um preço de mercado".

Isto é, assegurou a líder centrista, "o que acontece com alunos estrangeiros fora da União Europeia. Entendemos que não faz sentido que estudantes portugueses que ficaram de fora e que tenham condições para pagar em condições análogas não possam aceder a essas vagas".

Na prática, e dado que nem universidades nem institutos politécnicos esgotam a sua capacidade nos concursos para estudantes nacionais, reforçou, trata-se de dar aos alunos portugueses a mesma oportunidade que é dada a estrangeiros a estudar em universidades públicas e que pagam o "preço de mercado".

Já a segunda medida vem na sequência do que já foi proposto pelo partido para Lisboa e que, para ser estendido a território nacional, carece de "uma articulação com os vários municípios".

Assim sendo, e tal como já sugeriram para a capital, os centristas propõem que seja colocado um telefone na casa do idoso que vive isolado para este contactar uma instituição ou uma pessoa quando necessitar de apoio para alguma tarefa. Esta medida visa "garantir aos idosos que estejam completamente isolados, sozinhos, que possam ter um contacto para acionar em caso de necessidade".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório