Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

PS com maioria? "Portugueses são distraídos, mas não tanto"

Acredita Joaquim Jorge que os professores vão fazer a diferença nas eleições legislativas, evitando que o PS tenha maioria absoluta.

PS com maioria? "Portugueses são distraídos, mas não tanto"
Notícias ao Minuto

13:57 - 24/07/19 por Filipa Matias Pereira

Política Joaquim Jorge

Uma sondagem da Pitagórica para o JN e a TSF revelou que, se as eleições legislativas fossem agora, o PS conseguiria alcançar 43,2%, "muito próximo da maioria absoluta". Já o PSD, lembra Joaquim Jorge, "perde terreno", enquanto o "Bloco cimenta o terceiro lugar".

Considera o fundador do Clube dos Pensadores que "as sondagens valem o que valem e, muitas vezes, enganam-se". Contudo, acredita o biólogo de formação que caso "o PS vença, não será com maioria absoluta. Os portugueses são distraídos, mas nem tanto, estão bem lembrados da forma musculada com que o governo de José Sócrates, com maioria absoluta, nos brindou", recorda.

Já quanto aos sociais-democratas, alega, que "o capital político de Rui Rio tem-se desmoronado, por culpa própria e de algumas companhias não recomendáveis".

No dia 5 de outubro, véspera de eleições, avisa Joaquim Jorge, "há comemoração do dia do professor com uma manifestação" e "será determinante a forma como vão ou não votar os professores; já o foi no passado e sê-lo-á no futuro".

Recorda ainda Joaquim Jorge que "os professores tiraram a maioria absoluta ao segundo governo de José Sócrates, penalizaram a reeleição de Pedro Passos Coelho. E agora será o mesmo. Os professores são muitos, falam com familiares e amigos, o seu 'score' pode atingir à volta de 500.000 votos". Por outro lado, considera, "a imprensa socialista pode dar uma ajuda ao PS, ao contrário dos incêndios".

Voltando ao tema da sondagem, finaliza o fundador do Clube dos Pensadores: "A novidade desta sondagem é que o PS pode não precisar dos seus amigos de conveniência: BE e PCP. O PS pode vir a governar somente com o apoio do PAN, e isso vai baralhar as contas todas, até do próprio PS, que terá de governar para as pessoas e para os animais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório