Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Vieira da Silva retira-se da vida política ativa. "É chegado o momento"

Ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social já havia avançado a decisão em entrevista ao Expresso, tendo-a repetido esta tarde na Convenção Nacional do PS, em Lisboa.

Vieira da Silva retira-se da vida política ativa. "É chegado o momento"
Notícias ao Minuto

17:17 - 20/07/19 por Anabela Sousa Dantas

Política Ministro

José António Vieira da Silva, atual ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social do governo socialista, não volta a candidatar-se a um cargo político. O anúncio foi feito, primeiramente, numa entrevista dada pelo governante ao jornal Expresso, publicada este sábado, tendo sido depois reafirmado na Convenção Nacional do PS, em Lisboa.

Vieira da Silva, há duas décadas em cargos de responsabilidade política e governativa, refere que é tempo de "pôr um ponto final" nessa forma de estar na política e de passar essa responsabilidade aos mais novos. Esta é, de resto, uma decisão que o ministro já fazia antever há algum tempo.

"Não é bem uma retirada da vida política ativa, acho que isso é impossível, mesmo quando nos retiramos continuamos a ter vida política. É uma retirada do exercício de cargos de responsabilidade, seja parlamentar ou governativa", afirmou, em entrevista à RTP 3, a partir da Convenção Nacional do PS, que se realiza este sábado, para determinar o programa final para as legislativas.

O ministro socialista sublinhou que, nos últimos 20 anos, desempenhou as funções que lhe foram confiadas "com grande empenhamento, com dimensão de exclusividade" mas que "é chegado o momento de pôr um ponto final nessa forma de estar na política".

"Irei ajudar a que outros assumam essa responsabilidade, mais novos, com outras ideias, o que não me impede de continuar a ser do PS e a ser um cidadão civicamente empenhado, mas sem ter essa dimensão de responsabilidade que tenho tido nos últimos anos", indicou.

A Convenção Nacional do PS, que decorre no pavilhão Carlos Lopes, seguiu-se a quatro convenções regionais temáticas já realizadas pelos socialistas: a primeira em Viseu, no dia 15 de junho, sobre combate às desigualdades; a segunda em Faro, em 22 de junho, sobre combate às alterações climáticas; a terceira em Portalegre, em 29 de junho, sobre demografia; e a quarta em Braga, em 6 deste mês, sobre sociedade digital.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório