O ministro das Finanças arrancou a Convenção Nacional do PS, no Pavilhão Carlos Lopes, para fazer um balanço dos quatro anos, onde referiu que foram cumpridas todas as metas que estavam no programa do PS e do Governo, enaltecendo o sucesso governativo reconhecido a nível internacional.
"Tomámos todas as medidas que tínhamos incluído no programa eleitoral para cumprir este objetivo", disse o responsável da pasta das Finanças de Portugal.
"Isto quer dizer que o tempo dos improvisos, dos retificativos, das derrapagens orçamentais é hoje passado", prosseguiu.
Se "tivesse que usar um título para um filme do que teria sido esta legislatura para a nossa Direita, Centeno colocava o seguinte: 'Sozinhos e perdidos nas contas'".
"Foi exatamente isso que aconteceu ao longo desta legislatura. Pelo contrário, o Governo do PS apresentou um plano e cumpriu-o mês a mês, ano a ano", rematou.
O programa eleitoral começará depois a ser apresentado aos delegados à convenção ao início da tarde, cabendo a intervenção inicial ao diretor do gabinete de estudos do PS, João Tiago Silveira, seguindo-se o redator principal do programa, Tiago Antunes.
Neste período da tarde, as medidas do programa serão depois divulgadas em cinco fases, até ao discurso de encerramento a cargo de António Costa.
No capítulo dedicado à 'Boa governação', a apresentação de medidas caberá aos ministros Augusto Santos Silva, Mariana Vieira da Silva e Mário Centeno, e à secretária de Estado Alexandra Leitão.
A questão do desafio das alterações climáticas será introduzida pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, com a ministra da Saúde, Marta Temido, a fazer o mesmo pouco depois sobre o capítulo do combate às desigualdades.
O ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, será o moderador da apresentação das medidas sobre demografia, enquanto o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, irá moderar uma sessão sobre os desafios da sociedade digital.
De acordo com a organização desta iniciativa, nesta parte da tarde da convenção, passarão pelo palco do pavilhão Carlos Lopes cerca de duas dezenas de oradores.